Novo Opel Astra é híbrido e chega em 2022

Marca que pertence ao Grupo PSA, que hoje faz parte da grande Stellantis, estreia 6ª geração lá fora no ano que vem

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Novo Opel Astra é híbrido e chega em 2022
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Grupo Stellantis revelou na Europa o Opel Astra 2022. A sexta geração do modelo ganha novo visual, novos itens de tecnologia e conjunto mecânico híbrido plug-in (recarregável na tomada), além de construção sobre a moderna plataforma modular EMP2, a mesma do Peugeot 3008 - e que também produz o novo Peugeot 308 lá fora.

O modelo é apresentado no seu aniversário de 30 anos - o primeiro Astra foi lançado em 1991. Lá fora, a pré-venda do carro começa a acontecer no final deste ano, com entregas previstas para o começo de 2022. No Brasil, por ora, não há planos de vendas de modelos da Opel, mas o fato de ser feito sobre uma plataforma global já adiantaria muita coisa.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Novo Opel Astra tem mais espaço

O novo Opel Astra tem 4,37 metros de comprimento, quase igual ao modelo anterior (são 0,4 cm a mais), mas tem entre-eixos 1,3 cm maior, de 2,67 metros - o que significa mais espaço para os ocupantes. Isso sem prejudicar o porta-malas, que tem 422 litros. Por aqui, seria posicionado acima do Peugeot 208 e disputaria mercado com GM Cruze Sport6, único remanescente do segmento de hatches médios.

Por mais louco que seja colocar um carro que já foi da Chevrolet, como o antigo Astra, contra o modelo atual da empresa norte-americana. Em uma analogia, seria como como ver aquele (bom) jogador de um time de futebol jogar contra seu ex-time, onde foi ídolo e tem toda uma história.

Opel Astra 2022 será lançado na Europa no começo do ano que vem. Será que vende no Brasil?
Crédito: Divulgação
toggle button

Por dentro, o carro muda ainda mais. Vem com painel de instrumentos e sistema de entretenimento divididos em duas telas digitais de 10 polegadas, com um formato bem parecido com o dos carros da Mercedes, de modo que os (poucos) botões físicos restantes sobrem para comandar os sistemas de ar-condicionado. A central promete CarPlay e Android Auto sem fio e sistemas de comandos de voz.

O carro virá com head-up display; sistema de câmera panorâmica 360º inteligente, que por meio de sensores oferece a possibilidade de ajustar a velocidade do carro automaticamente em curvas; e os conhecidos sistemas de condução semi-autônoma, como o alerta e corretor de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com Stop & Go e o sistema de frenagem de emergência.

Astra será completo, híbrido e semi-autônomo. Por aqui, seria rival do Chevrolet Cruze Sport6
Crédito: Divulgação
toggle button

Opel Astra será híbrido

Como é feito sobre uma base já adaptada para a eletrificação, como é o caso da plataforma EMP2 de terceira geração, o Astra pode ser híbrido plug-in. Nessa configuração, o carro combina um motor 1.6 a gasolina de quatro cilindros com um propulsor elétrico que, de acordo com a versão, desenvolve 180 cv ou até 225 cv.

A Opel ainda não revelou dados sobre a autonomia do hatch no modo puramente elétrico, mas diz que o Astra utiliza a mesma caixa de transmissão automática de oito marchas das versões convencionais, que podem ser a gasolina ou a diesel. Estas, por sua vez, também podem ser movidas por câmbio manual de seis marchas.

Novo Opel Astra é um legítimo hatch médio, com pegada esportiva e base eletrificada
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários