O Grupo Stellantis revelou na Europa o Opel Astra 2022. A sexta geração do modelo ganha novo visual, novos itens de tecnologia e conjunto mecânico híbrido plug-in (recarregável na tomada), além de construção sobre a moderna plataforma modular EMP2, a mesma do Peugeot 3008 - e que também produz o novo Peugeot 308 lá fora.
O modelo é apresentado no seu aniversário de 30 anos - o primeiro Astra foi lançado em 1991. Lá fora, a pré-venda do carro começa a acontecer no final deste ano, com entregas previstas para o começo de 2022. No Brasil, por ora, não há planos de vendas de modelos da Opel, mas o fato de ser feito sobre uma plataforma global já adiantaria muita coisa.
O novo Opel Astra tem 4,37 metros de comprimento, quase igual ao modelo anterior (são 0,4 cm a mais), mas tem entre-eixos 1,3 cm maior, de 2,67 metros - o que significa mais espaço para os ocupantes. Isso sem prejudicar o porta-malas, que tem 422 litros. Por aqui, seria posicionado acima do Peugeot 208 e disputaria mercado com GM Cruze Sport6, único remanescente do segmento de hatches médios.
Por mais louco que seja colocar um carro que já foi da Chevrolet, como o antigo Astra, contra o modelo atual da empresa norte-americana. Em uma analogia, seria como como ver aquele (bom) jogador de um time de futebol jogar contra seu ex-time, onde foi ídolo e tem toda uma história.
Por dentro, o carro muda ainda mais. Vem com painel de instrumentos e sistema de entretenimento divididos em duas telas digitais de 10 polegadas, com um formato bem parecido com o dos carros da Mercedes, de modo que os (poucos) botões físicos restantes sobrem para comandar os sistemas de ar-condicionado. A central promete CarPlay e Android Auto sem fio e sistemas de comandos de voz.
O carro virá com head-up display; sistema de câmera panorâmica 360º inteligente, que por meio de sensores oferece a possibilidade de ajustar a velocidade do carro automaticamente em curvas; e os conhecidos sistemas de condução semi-autônoma, como o alerta e corretor de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com Stop & Go e o sistema de frenagem de emergência.
Como é feito sobre uma base já adaptada para a eletrificação, como é o caso da plataforma EMP2 de terceira geração, o Astra pode ser híbrido plug-in. Nessa configuração, o carro combina um motor 1.6 a gasolina de quatro cilindros com um propulsor elétrico que, de acordo com a versão, desenvolve 180 cv ou até 225 cv.
A Opel ainda não revelou dados sobre a autonomia do hatch no modo puramente elétrico, mas diz que o Astra utiliza a mesma caixa de transmissão automática de oito marchas das versões convencionais, que podem ser a gasolina ou a diesel. Estas, por sua vez, também podem ser movidas por câmbio manual de seis marchas.