O novo Mitsubishi Outlander, enfim, foi revelado. O modelo chega, na linha 2022, com design renovado, mais parrudo, sete lugares e o principal: com a mesma mecânica de modelos da Nissan e da Renault. Vale lembrar que a Mitsubishi agora é marca que pertence à aliança entre as duas montadoras.
O SUV é fruto da plataforma CMF-C/D, que serve aos novos Nissan X-Trail e Qashqai, e ao Renault Espace. Isso fez com que o novo Outlander ficasse mais espaçoso se comparado à antiga geração. Agora são 2,706 m de entre-eixos, 3,5 cm a mais que seu predecessor, 1,86 m de largura e 1,75 m de altura. O comprimento é o mesmo: 4,68 m. Além disso, o SUV da Mitsubishi é vendido na configuração sete lugares de série.
Debaixo do capô, o novo Outlander tem motor 2.5 aspirado que entrega 184 cv e 24,9 kgf.m de torque. É o mesmo do X-Trail, veículo com quem "divide" plataforma. A transmissão do SUV da Mitsubishi também repete a receita do modelo da Nissan. O câmbio é automático do tipo CVT com opções de tração dianteira ou integral. Ele é capaz de simular oito velocidades.
O SUV segue a identidade visual da Mitsubishi. Tem capô mais alto e conjunto ótico dividido em duas seções. Na parte de cima, os filetes de luzes se integram à grade (que remete ao Pajero Sport), que é mais parrudinha. As luzes quadradas inferiores, na vertical, são as principais. As superiores em LED servem para iluminação diurna e os faróis de neblina ficam mais embaixo, na horizontal.
A Mitsubishi tomou como inspiração para o novo Outlander o conceitual Engelberg Tourer. No entanto, as linhas do veículo de produção são mais, digamos, comportadas. A marca japonesa diz que as duas linhas cromadas que ladeiam a grade remetem ao antigo Pajero. Já a abertura inferior do para-choques dianteiro presta homenagem, ainda de acordo com o fabricante, ao Lancer Evolution X.
O desenho do modelo como um todo faz com que ele pareça ser um veículo mais robusto. Destaque para a janela espia, que cumpre bem seu papel de dar ao carro esse aspecto de parrudo. Por fim, as lanternas traseiras são finas, invadem com certo gosto a tampa do porta-malas e apontam para a logo da Mitsubishi. Embora não sejam tão ousadas quanto os faróis da dianteira, têm seu charme, pois remetem à geração anterior.
O novo Outlander 2022 tem o MI Pilot Assist, que nada mais é que a tecnologia da Nissan rebatizada. Dispõe de assistente de congestionamento, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa.
O SUV da Mitsubishi tem ainda quadro de instrumentos de 12,3'' e central multimídia com tela de 9'', 11 airbags, head-up display, sistema de som Bose com 10 alto-falantes, farol alto automático, alerta de colisão frontal, entre outros. Destaque também para o acabamento, com interior com superfícies suaves ao toque, bancos revestidos em couro, camurça ou tecido e apliques de alumínio.
O Mitsubishi Outlander começa a ser vendido em abril nos Estados Unidos. Os preços do SUV começam em 25.795 dólares - R$ 139.548 em conversão direta. A antiga geração do modelo é vendida no Brasil em três versões. A tendência é que a nova comece a ser oferecida em breve por aqui.