A Peugeot começa a vender nesta quarta-feira (7) a segunda e inédita geração do SUV 2008. Agora o carro vem importado da Argentina, da mesma planta de onde sai o hatch 208 — que também mudará em breve.
O modelo estreia em três versões, a preços promocionais que vão durar até o final de agosto: R$ 119.990 na de entrada, Active; R$ 129.990 na intermediária Allure; e R$ 149.990 na topo de gama, chamada GT.
Os preços vão aumentar em setembro, depois da promoção. Mas vale dizer que nossa aposta é que o valor da configuração Active não mude, justamente para ficar abaixo do teto pré-estabelecido pelo governo para atender ao público PCD.
O carro é lindo. Feito sobre a base CMP, carrega a nova identidade visual da marca, assim como a versão 100% elétrica mostrada há alguns dias. É essa filosofia de design que o 208 também terá daqui a algumas semanas.
São 4,31 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,55 m de altura e 2,61 m de comprimento — maior em praticamente todas as dimensões, com exceção da altura. O antigo tinha 4,16 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,58 m de altura e 2,54 m de entre-eixos.
O foco foi no espaço para passageiros, já que o porta-malas perdeu volume, de 402 litros para 374 litros.
Sobre a parte estética, na frente, em vez do dente de sabre, agora há um LED triplo que simula a “garra” do leão — a Peugeot, vale comentar, a partir do 2008 também passa a exibir o novo logotipo, revelado há algum tempo lá fora.
A linha de cintura lateral também é harmoniosa e a traseira, na minha opinião, é o ângulo mais lindo do carro — estreita, simples e bastante invocada.
Lá dentro o carro tem o i-cockpit — nome do recurso da Peugeot que permite ao motorista enxergar o quadro de instrumentos sobre o volante — e uma boa variedade de equipamentos nas três variantes, como veremos adiante.
O motor, a partir de agora, é sempre o Turbo 200, o 1.0 turboflex do grupo Stellantis — o mesmo que já equipa o hatch 208, o Citroën C3 Aircross e alguns modelos da Fiat, como Strada, Pulse e Fastback.
Entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O câmbio é sempre CVT, com simulação de sete marchas e três modos de condução (Normal, Sport e Drive, que foca no consumo).
Segundo a Peugeot, o novo 2008 pode arrancar de zero a 100 km/h em 10,1 segundos e chegar a 195 km/h de velocidade máxima — uma das maiores da categoria.
No que se refere a equipamentos, achamos que a marca mostrou três conteúdos realmente atrativos, em todas as configurações.
A versão inicial — Active, de R$ 120 mil —, por exemplo, vem de série com o quatro airbags, rodas de 17 polegadas diamantadas, faróis full-LED, i-cockpit com quadro de instrumentos digital, central multimídia com tela de 10,3 polegadas, bancos parcialmente em couro e tecido e freio de estacionamento por botão.
Já o Peugeot 2008 Allure — de R$ 129.990 — também tem alerta de ponto cego, retrovisores externos rebatíveis, câmera 360°, carregador de celular sem fio no console, bancos em couro e chave inteligente presencial.
Por fim, a configuração GT, de R$ 149.990, tem tudo que já foi citado acima e ainda oferece design incrementado por cromados e grade na cor do carro, teto em dois tons e teto solar panorâmico, faróis full-LED em 3D, quadro de instrumentos também em 3D, bancos alusivos à versão, mais quatro airbags (totalizando seis) e um pacote ADAS com corretor de faixa e frenagem de emergência, porém sem o controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
Aceleramos a novidade na Barra de Santo Antônio, região praiana de Alagoas. Nossas primeiras impressões estão embargadas para o dia 12/08, às 10h. Fique atento.