Novo Peugeot 408: mais de 3.000 km com um tanque

O crossover híbrido capaz de atingir a marca une um motor 1.6 turbo que rende 180 cv com outro, elétrico, de 110 cv

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Lucas Cardoso
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Já imaginou rodar 3.000 quilômetros com apenas um tanque de gasolina cheio? Parece absurdo, mas o novo Peugeot 408 híbrido lançado na Europa pode atingir essa marca. A estimativa leva em consideração a promessa de consumo máximo alcançado pela versão Hybrid 225 do modelo, que tem um motor a combustão de 180 cv e outro elétrico que rende 110 cv.

Estimativas divulgadas antes mesmo do lançamento apontavam para uma impressionante média de consumo de 76,9 km/l de gasolina. Com a capacidade do tanque agora revelada - são 40 litros -, o cálculo nos leva a uma autonomia máxima teórica de 3.076 quilômetros. Algo incrível para um carro, mesmo para híbridos plug-in, como é o caso deste 408.

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Peugeot 408 Hybrid (7)
O 408 trocou de segmento: deixou de ser um sedã e ingressou na onda dos crossovers
Crédito: Divulgação
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Para se ter uma ideia, o modelo com maior autonomia disponível à venda no mercado brasileiro é o Porsche Panamera 4 E-Hybrid, que ultrapassa os 2.000 quilômetros de alcance em ciclo rodoviário.

A autonomia do Peugeot 408 apenas no modo elétrico, contudo, não foi revelada pela marca no lançamento. Mas o conjunto de baterias teve a potência divulgada: são 12,4 kWh, o que projeta uma autonomia na casa dos 40 a 60 quilômetros.

O 408 ficou mais esportivo e jovial com o visual "crossover quase cupê". Bem distante dos antecessores...
Crédito: Divulgação
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Os motores usados na versão híbrida são um 1.6 turbo a gasolina, que entrega 180 cv, e um elétrico de 110 cv. Juntos, os dois geram até 225 cv de potência. Há ainda uma variante menos potente, que usa um motor turbo do mesmo tamanho, só que menos potente: 130 cv. O propulsor elétrico é o mesmo, e juntos eles totalizam 180 cv. Por último, a Peugeot também incluiu uma alternativa 100% a combustão, que usa o 1.2 PureTech a gasolina, de três cilindros e 130 cv de potência. O câmbio em todos os casos é automático de oito marchas. O conjunto tradicional, inclusive, é o mesmo usado pelo Citroën C5 X.

O modelo pode ser abastecido na tomada e tem conjunto de baterias com capacidade pequena: 12,4 kWh
Crédito: Divulgação
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Visual

Além da eficiência energética, o novo 408, que abandonou a plataforma sedã e se assume como crossover, também agrada pelo design futurista. Vincos e linhas laterais têm destaque na lateral, enquanto a dianteira agrada pela grade com efeitos 3D e pelos faróis de LED com assinatura DRL "dente de sabre".

Atrás, o crossover tem o vidro bem inclinado característico do segmento. A parte alta tem ainda dois aerofólios escondidos nas extremidades. As lanternas invadem a tampa do porta-malas e se unem por uma barra escurecida. As rodas aro 20 de liga têm visual confuso, mas atraente.

No interior do crossover chamam a atenção o design elegante, a central multimídia e o painel i-cockpit
Crédito: Divulgação
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Dimensões

No tamanho, o 408 tem boas medidas para garantir o conforto de cinco pessoas. A distância entre-eixos do modelo é de 2,78 m e a capacidade do porta-malas é de 536 litros na versão a combustão e de 471 litros nas híbridas.

Mais seguro

O novo 408 tem central multimídia de 10 polegadas, sistema i-Cockpit com conexão sem fio para dois celulares e sistema de reconhecimento de voz, monitor de ponto cego e "park assist" com câmeras 360°. Na segurança, destaque para as seis câmeras-radares que auxiliam nas tecnologias autônomas, como ACC, alerta de troca de faixa, reconhecimento de placas e sistema de visão noturna.

Mal dá para ver, mas ali na parte mais alta do teto o 408 exibe dois pequenos aerofólios
Crédito: Divulgação
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Longe do Brasil

Previsto para o mercado europeu só em 2023, ainda não há nenhuma previsão de chegada do modelo ao mercado brasileiro. Os preços do 408 também não foram revelados pela Peugeot.

O 408 não é vendido no Brasil desde 2019, quando deixou de ser importado pela marca e ainda era um sedã. As versões vendidas aqui eram importadas Argentina - o carro era fabricado na planta de El Palomar. A última atualização foi feita pela Peugeot em 2015, quando passou por uma leve reestilização.

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