Com lançamento confirmado para este semestre pela Volkswagen, o novo Polo terá faróis de LED desde a versão básica. A informação foi confirmada pela marca durante um encontro com jornalistas nesta segunda-feira (8).
Nesta reestilização, o hatch fabricado em São Bernardo do Campo (SP) vai incorporar a mesma dianteira do carro vendido no mercado europeu.
Com isso, as versões de entrada serão equipadas com um modelo mais simples de farol de LED, que utiliza refletores, mas que incorpora setas e luzes diurnas com a mesma tecnologia.
Segundo o fabricante, esses faróis permitem um ganho de 50% em luminosidade e alcance 85% maior na comparação com os convencionais, halógenos, usados no Polo desde o lançamento da atual geração no Brasil, em setembro de 2017.
Mas o grande destaque, porém, será reservado para a versão esportiva GTS: os faróis IQ.Light com a tecnologia LED Matrix.
É a tecnologia mais avançada de luzes da Volks, disponível no SUV Taos por aqui e que equipa as versões mais caras do Polo europeu. O diferencial são os seis segmentos de LED por faróis, que atuam de maneira adaptativa.
Esses faróis são equipados com canhões de luz comandados por um sensor na grade frontal e por uma câmera no retrovisor, que por meio de um sistema eletrônico comanda o apagamento de segmentos do farol alto para evitar o ofuscamento do carro à frente e do tráfego no sentido contrário.
Durante o evento, a Volkswagen falou apenas da tecnologia de faróis, sem dar detalhes sobre Virtus ou o novo Polo Track, versão mais "espartana" do modelo que chega ao mercado em 2023.
Porém já se sabe que o Polo brasileiro vai incorporar só a dianteira do carro europeu, preservando as mesmas lanternas e a tampa de porta-malas dos atual.
São esperadas também mudanças no acabamento e a incorporação de uma nova opção de motor 1.0 TSI, que deverá ser uma variação menos potente, movida por câmbio manual de cinco marchas.