Como é o novo Porsche Macan
Visualmente a mudança é discreta. No quesito design, a dianteira do SUV nas três versões de entrada ganhou novo formato, com estilo diferenciado com novas grade e para-choques. Há três novas cores e sete opções inéditas de rodas, além do friso lateral na parte de baixo das portas com efeito em 3D. Na traseira, faróis de LED ganharam sistema dinâmico de informação e o carro recebeu um novo difusor.Já na configuração GTS, topo de gama, o SUV passa a contar com faróis e lanternas escurecidos; um pacote de elementos externos na cor da carroceria; rodas de 21 polegadas; spoiler de teto com estilo duplo e suspensão pneumática rebaixada em 10 cm. Nessa versão, um opcional chamado Sport pode incorporar sistema de vetorização de torque, a cor Verde Phyton exclusiva e outros detalhes únicos.
Por dentro, as novidades são grandes. Há um novo volante funcional, inédito, herdado do 911; um novo estilo de console central, com alavanca de câmbio mais curta e comandos fornecidos por uma tela sensível ao toque, além de várias melhorias em tecidos e acabamentos - o Macan é bem recheado de material nobre, alumínio escovado e couro sintético de boa qualidade.
Novos motores
O Macan vem, a partir de agora, na linha 2023, com câmbio automatizado de dupla embreagem PDK com sete marchas e sistema de tração integral. O motor é sempre turbo. Na versão de entrada e na T o Macan usa motor 2.0 turbo a gasolina com injeção direta capaz de entregar 265 cv e 40,8 kgf.m de torque (são 13 cv e 3,1 kgf.m a mais na comparação com o anterior).Com esse conjunto, a dupla de versões acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos (0,3 s mais rápido que o antigo Macan) e pode chegar a 232 km/h (7 km/h a mais).
Já o Macan S usa o V6 2.9 biturbo a gasolina, também com injeção direta, que rende 380 cv e 53 kgf.m de torque - são 26 cv e 4,1 kgf.m a mais na comparação com o anterior. Agora, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos (0,5 s a menos) e a velocidade máxima é de 259 km/h (5 km/h a mais).
O Macan GTS, por fim, usa esse mesmo conjunto V6 para oferecer 440 cv e 56,1 kgf.m de torque - são incríveis 60 cv e 3,1 kgf.m a mais ante o GTS 2022. Com esse conjunto, o SUV consegue fazer de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos (0,4 s a menos) e atingir 272 km/h (11 km/h a mais).
O consumo não foi revelado pela Porsche para nenhuma das versões. Mas em nosso test-drive conseguimos uma média interessante - que você confere mais abaixo. Ou não. O Macan, vale lembrar, tem 4,73 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,60 m de altura e 2,81 m de entre-eixos, com 488 litros de volume no porta-malas.
Equipamentos
Em toda a família, o Macan continua a oferecer uma série de funções e serviços online de série, que podem ser controlados através da tela full HD tátil de 10,9 polegadas do painel com gerenciamento convencional ou comandos de voz.Pelo preço e posicionamento de mercado do SUV, as três versões iniciais vêm de série com faróis em LED; bancos com ajustes elétricos para motorista e passageiro; teto solar panorâmico; retrovisores com função antiofuscante; Park-Assist dianteiro e traseiro com câmera de ré; interface ao sistema CarPlay; e, claro, direção assistida e ar-condicionado automático com duas zonas de resfriamento.
Já a versão GTS com o pacote Sport ainda conta com equipamentos exclusivos para a parte interna, como os bancos esportivos de 18 posições com ajuste elétrico, pacote em carbono, som da grife Bose, estofamento como em carros de corrida com elementos de couro estendidos, costuras contrastantes e a insígnia GTS em Verde Python.
Como anda?
Aceleramos por cerca de 200 km a versão de entrada do novo Porsche Macan, que é, de acordo com a empresa, a configuração mais vendida do modelo no Brasil. Como em todo Porsche, o bocal para você girar a chave e fazer a máquina funcionar fica do lado esquerdo do volante, o que mantém o charme do carro fabricado na Alemanha.Anda muito, acelera muito, freia muito e sabe fazer muita curva - o mais incrível é que essa descrição é da versão de entrada, teoricamente a menos equipada e preparada para encantar quem dirige - imagine, então, poder acelerar a configuração T, que é preparada para ser mais esportiva, ou mesmo a GTS, certamente a mais poderosa em termos de diversão.
O câmbio é um aliado. Você pode até querer trocar as marchas pelas aletas atrás do volante, mas certamente o acerto perfeito do conjunto de dupla embreagem PDK da marca alemã vai ser mais rápido que qualquer piloto já nascido nesse planeta. E o reforço da tração integral, que passa muita segurança a quem dirige, é o ápice dessa harmonia mecânica da engenharia.
O Macan é sem dúvida o SUV mais divertido de se dirigir nessa categoria - que engloba BMW X3, Audi Q5, Volvo XC60, Jaguar E-Pace, Range Rover Evoque e Mercedes-Benz GLC. Mas consumo não é - e nem costuma ser - aliado de quem dirige Porsche, pelo menos enquanto falarmos dos modelos 100% movidos por motores térmicos, sem qualquer tipo de hibridização.
Em nossas mãos, o Macan registrou no painel a média de 7,3 km/l, em percurso predominantemente rodoviário, mas com alguns trechos urbanos. Não é bom e nem regular para um carro que só bebe gasolina, mas também não assusta como em modelos com motores maiores que não passam de 5 km/l. E, claro, aqui também entra a máxima: quem tem Porsche não se preocupa com isso...
Em resumo, outra boa opção para quem busca um SUV familiar de conjunto mecânico e acabamento premium, tem dinheiro e não quer se preocupar com qualquer tipo de dor de cabeça no pós-venda.
Comentários