A Porsche está prestes a apresentar a nova geração do Macan. O modelo será lançado no próximo dia 25/1 em Singapura e a principal novidade é que será 100% elétrico - o primeiro SUV totalmente eletrificado da marca (o Taycan é um esportivo) -, como antecipamos aqui. Segundo o vice-Presidente de Estilo da Porsche, Michael Mauer, o principal desafio em torno desta segunda geração foi desenvolver a eletrificação em um produto já existente e estabelecido, inclusive atualizando seu design característico.
"Cada novo carro deve ser claramente reconhecível como parte da família de produtos Porsche e do modelo em questão, mas também deve ser percebido como algo realmente novo'" - disse ele. Mauer ressalta que a consistência visual é crucial na marca Porsche. Por isso, encontrar o equilíbrio certo entre "essencialmente Porsche" e "inovador" é sempre uma questão delicada.
A transição de um motor a combustão interna para um trem de força totalmente elétrico também foi um desafio para a equipe de design, ao mesmo tempo em que ofereceu novas possibilidades. O executivo lembra que os requisitos técnicos do carro são sempre fundamentais, e isso é considerado desde muito cedo no processo chamado de "empacotamento" - a disposição de vários componentes no carro.
O "empacotamento" é crucial para acertar as proporções básicas - e a linha clássica da Porsche não seria viável com qualquer disposição. A adoção de um trem de força elétrico oferece novos níveis de flexibilidade, mas também gera algumas dificuldades.
O vice-presidente de estilo da Porsche explica, por exemplo, que "remover o volumoso bloco do motor permite realçar a forma distintiva do capô". Mas, ao mesmo tempo, a bateria ainda é um componente bastante grande, que requer muito espaço e poderia desequilibrar a proporção entre largura e altura. Mauer lembra, ainda, que a aerodinâmica desempenha um grande papel na autonomia de um carro elétrico, e que por isso recebeu atenção especial.
"A colaboração bem-sucedida entre designers e engenheiros de aerodinâmica é evidente a partir de um único número: com um coeficiente de arrasto de 0,25, o Macan totalmente elétrico é um dos SUVs mais aerodinâmicos do mercado", aponta ele.
Em geral, a Porsche decidiu não distinguir completamente seus modelos elétricos de seus carros esportivos com motor a combustão. Mauer explica isso em poucas palavras, destacando que "um Porsche elétrico continua sendo um carro esportivo em seu segmento". O designer-chefe diz que isso é claramente reconhecível no primeiro SUV totalmente elétrico desenvolvido pelo fabricante de carros esportivos de Stuttgart.
"O novo Macan também é, muito claramente, um Porsche e um Macan à primeira vista. Mantivemos as proporções fundamentais e o design foi refinado, tanto interna quanto externamente."
A Porsche no Brasil tem operações relativamente enxutas no mercado brasileiro. Mas, apesar disso, é a marca de esportivos "premium" que mais vende no país. Ano após ano tem batido recordes de venda no país - em 2023, o esportivo mais vendido no Brasil foi o Porsche 911, com 1.053 unidades emplacadas. A alemã também foi a terceira marca de importados que mais vendeu no mercado brasileiro no ano passado, atrás apenas e BYD e Volvo.
Atualmente, a linha Macan é vendida por aqui em quatro versões e a mais barata custa R$ 475 mil - é, também, o modelo mais barato da Porsche no Brasil. Esse Macan standard tem motor de quatro cilindros em linha com 2.0 litros, 265 cv de potência e 41 kgf.m de torque. Tem, ainda, 4,72 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,62 m de altura e 2,80 m de entre-eixos. Com esse conjunto, atinge a velocidade máxima de 232 km/h e acelera de zero 100 km/h em 6,4 segundos.
A rede da marca tem concessionários São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Campinas, Florianópolis, Brasília, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia e Salvador. Desde 2015, a Porsche deixou de ser representada por um importador e passou a atuar no país como subsidiária - mais um sinal de que os negócios vão muito bem, obrigado.
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