O SUV da Volkswagen que todos já especulavam foi confirmado! A marca alemã revelou quarta-feira (11) que lançará em 2025 um utilitário esportivo menor que o Nivus que será produzido em Taubaté, interior de São Paulo, onde atualmente é fabricado apenas o Polo Track.
Não há informações técnicas sobre o modelo, mas podemos especular algumas possibilidades. Com certeza terá menos que os 4,26 metros do Nivus, porém deverá ser um pouco maior que os 4,07 do Polo. Os dois modelos têm exatamente a mesma distância entre os eixos de 2,56 m, o que indica que o novo SUV poderá surfar a mesma medida.
Em termos mecânicos, a expectativa é que as versões de entrada utilizem motor 1.0 aspirado de três cilindros, flex, de 84 cv (etanol)/77 cv (gasolina) e torque de 10,3 kgf.m (e)/9,6 kgf.m (g) que atualmente equipa as configurações de entrada do Polo.
Já as opções topo de linha deverão contar com o propulsor 1.0 turbo de três cilindros, flex também. Resta saber se este bloco estará programado para gerar potência de 116 cv (e)/109 cv (g) e torque de 16,8 kgf.m como em algumas versões do Polo, ou 128 cv (e)/116 cv (g) de potência e 20,4 kgf.m de torque como em todas as opções do Nivus, atualmente. Nossas apostas são na opção Polo (170 TSI), e não Nivus (200 TSI).
A transmissão deverá ser manual de cinco marchas para as configurações de entrada e automática de seis velocidades para as topo de linha. No Polo, além do câmbio manual com motor aspirado, existe configuração de caixa manual com propulsor turbo, o que poderia ser uma boa para o novo SUV.
Neste cenário, três SUVs concorrentes sofrem de insônia desde quarta-feira, quando a Volkswagen confirmou o modelo. São eles: Renault Kardian, Fiat Pulse e o Citroën Basalt, que será lançado somente no final do mês.
Atualmente o Renault Kardian é oferecido em três versões, todas com motor turbo e câmbio automático. No entanto, a marca francesa já anunciou que terá uma configuração de entrada com o mesmo motor turbo, mas com transmissão manual.
Em termos de porte, o modelo da marca francesa, com 4,12 m de comprimento, deverá ser uma das principais vítimas do novo SUV da Volkswagen. Em termos de preços, também. Hoje, o Kardian parte de R$ 115.990 e chega a R$ 136.990.
O Fiat Pulse também ficou ressabiado com o anúncio da Volkswagen. Apesar de as versões topo de linha (com exceção à Abarth, que é outro “bicho”) brigarem com o Nivus, as intermediárias e de entrada acabarão sendo afetadas pelo novo SUV da marca alemã.
O Pulse é atualmente é comercializado com duas opções de motores: 1.3 aspirada de quatro cilindros, flex, e outra 1.0 turbo de três cilindros, flex. Para o bloco aspirado, duas opções de câmbio, manual de cinco marchas ou automático CVT. Para o motor turbo só transmissão automática CVT.
Em termos de dimensões, o Pulse também vai sofrer, especialmente por ser menor que o próprio Kardian, com 4.09 m de comprimento. Falando de versões, o Fiat hoje oferece cinco configurações (excluindo a Abarth), com preços de R$ 105.990 até R$ 137.990.
O Citroën Basalt ainda não chegou, mas ele também terá o SUV da Volkswagen como rival a partir de 2025. Aqui ainda não temos informações técnicas oficiais e nem preços do modelo da marca francesa.
A única certeza foi anunciada essa semana. O Basalt terá motor 1.0 turbo de três cilindros, flex, que o Pulse utiliza. Nessa configuração, podemos esperar, com certeza, transmissão automática CVT.
No entanto, podemos especular algumas coisas olhando para o C3, já que o Basalt será montado na mesma plataforma do hatch. Também é possível acreditar que motor 1.0 aspirado de três cilindros, flex, com câmbio manual. Uma configuração com propulsor 1.3 aspirado de quatro cilindros do Pulse com caixas manual e/ou automática seriam surpresas interessantes.