Dacia Bigster dá pistas sobre novo SUV brasileiro

Plataforma, porte e cabine do modelo lançado no Salão de Paris devem ser aproveitados pela Renault no Brasil

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Dacia Bigster dá pistas sobre novo SUV brasileiro
Lukas Kenji
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Paris, França - A Renault já anunciou oficialmente que vai produzir um SUV inédito no Brasil em 2025. Boas pistas sobre este lançamento podem estar no Bigster, uma espécie de Duster alongado. O modelo desenvolvido pela subsidiária Dacia foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira (14), no Salão de Paris.

O SUV de 4,57 metros é 23 cm maior que a nova geração do Duster, que chegou ao mercado europeu há poucos meses. O porte dele é tão chamativo que diversas publicações afirmavam que ele seria um veículo de sete lugares. Nada disso. Estamos falando de um veículo com amplo espaço interno para os passageiros e um bagageiro que pode chegar a 667 litros de capacidade.

É justamente esse um dos trunfos que a Renault pode usar para o modelo que vai fabricar em São José dos Pinhais (PR) a partir do segundo semestre de 2025. O projeto, identificado como R1312, pode ser batizado como “Nevada” ou “Napurna”, nomes recentemente registrados pela Renault no Brasil para o SUV, que deve brigar no segmento de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Dacia Bigster 03 (1)
O Dacia Bigster deverá se a base do novo SUV que a Renault prometeu produzir no Brasil em 2025
Crédito: Lukas Kenji/Webmotors
toggle button

Com 2,70 metros de entre-eixos e 1,71 m de altura, o Bigster promete conforto de sobra até para passageiros mais altos. O modelo é montado sobre a plataforma RGMP, utilizada no Brasil pelo Kardian.

O interior é bastante similar ao do Novo Duster. A expectativa é de que o futuro SUV da Renault mantenha essa linha de design, mas com adaptações pontuais. Seria uma estratégia semelhante à que a montadora empregou no Kardian, cuja base é dos Dacia Sandero e Stepway.

Já o design externo deve ter mais independência. Enquanto o Bigster tem ajustes pontuais em comparação com o Duster, o SUV nacional da Renault deve ter elementos próprios, inclusive com uma carroceria ao estilo cupê, algo que é entregue em modelos como Fiat Fastback e Citroën Basalt.

No Brasil, SUV baseado no Bigster deverá receber elementos próprios
Crédito: Lukas Kenji/Webmotors
toggle button

As opções de motorização do Bigster na Europa são variadas, com três delas sendo híbridas-leves. Todas usam um motor 1.2 turbo em conjunto com um gerador elétrico de 48 Volts. Há ainda uma versão mais potente, de 155 cv, que, embora seja híbrida, não é plug-in, dispensando recarga externa.

No entanto, para o mercado brasileiro, a expectativa é que a Renault use um motor 1.3 turbo de 170 cv, mais adequado às exigências locais. Uma versão híbrida baseada no motor 1.6 SCe também é uma possibilidade, mantendo o foco em eficiência energética sem comprometer o desempenho.

Anuncie seu carro na Webmotors

Faça o anúncio do seu carro na Webmotors e seja visto por mais de 80 milhões de possíveis compradores. Somos o melhor site para você vender seu carro com rapidez, segurança e conseguir o melhor negócio.

Até o dia 15 de outubro você pode aproveitar o nosso cupom de desconto e garantir 20% OFF para escolher um dos nossos planos e criar o seu anúncio online em poucos minutos. Na Webmotors você paga apenas o anúncio, nós não cobramos uma porcentagem da venda do seu veículo.

Seja para trocar de carro ou para garantir uma grana extra, aproveite o nosso cupom e faça o seu anúncio. CLIQUE AQUI e crie seu anúncio com desconto!

Enviado especial da Webmotors à Paris, França

Comentários