O Suzuki S-Cross ganhou uma nova geração na Europa. Além do visual renovado e dos novos equipamentos, o SUV compacto entrou na era da eletrificação com a adoção de uma motorização com sistema híbrido-leve.
O novo S-Cross aposta num desenho mais agressivo, embora tenha mantido as mesmas dimensões do modelo anterior: 4,30 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,58 m de altura e 2,60 m de distância entre-eixos. O SUV será fabricado na Hungria junto do irmão Vitara, com o qual deverá compartilhar componentes.
O interior do novo S-Cross foi discretamente atualizado. A mudança mais notável é a nova central multimídia com tela flutuante de 9 polegadas no topo do painel. O equipamento possui navegação via GPS e é compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
No quesito segurança, todas as versões confirmadas para o mercado europeu são equipadas com sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, sensor de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo com frenagem autônoma.
Nesta nova geração, o S-Cross troca o esperto motor BoosterJet 1.4 turbo a gasolina de 145 cv de potência pelo novo K14D 1.4 turbo de 129 cv e 24 kgf.m de torque, dotado de um sistema híbrido-leve, que estreou recentemente no novo Swift.
Para reduzir o consumo e as emissões, esse propulsor utiliza uma bateria de íons de lítio de 48 volts, integrada a um alternador de maior capacidade e um conversor de voltagem. O alternador, por sua vez, fornece cerca de 14 cv e 5,5 kgf.m extras ao motor do carro por meio de uma correia ligada ao virabrequim. Em baixas velocidades (até 16 km/h), o sistema movimenta o veículo apenas com a eletricidade armazenada na bateria.
A Suzuki informa que o novo S-Cross leva 9,5 segundos para atingir os 100 km/h e atinge velocidade máxima de 195 km/h. Já o consumo é de 18,8 km/l em ciclo combinado (cidade/estrada), de acordo com as medições WLTP.
Atualmente, a antiga geração do Suzuki S-Cross é vendida no Brasil apenas na versão 4Style AllGrip 1.4 turbo com câmbio automático de seis marchas e tração integral (R$ 178.990). Ainda não há informações sobre a chegada da nova geração do SUV para o país.