A Toyota se prepara para lançar em agosto, na Tailândia, a nova geração do Yaris. O sedã, que por lá é vendido com o nome Yaris Ativ, já aparece em um
target="_blank" rel="noopener noreferrer">teaser em vídeo divulgado pela marca japonesa na internet.
As imagens reveladas pela Toyota mostram um carro que aparentemente será mais sofisticado e com visual que lembra os sedãs maiores da marca, como o Camry.
O interior é minimalista, com tela do sistema multimídia do tipo flutuante e estilo que lembra muito o adotado pela concorrente Honda no Civic.
O novo sedã deverá ser baseado na plataforma DNGA, versão simplificada para a japonesa Daihatsu da base TNGA, que por sua vez é usada no atual Yaris europeu.
Aliás, do carro vendido na Europa - que usa o mesmo nome, mas é um produto bem diferente - virá também o conjunto motriz híbrido composto por um propulsor elétrico e outro 1.5 a gasolina. A variação sedã do novo Yaris deve chegar antes da configuração hatch baseada no mesmo projeto.
O Toyota Yaris chegou ao Brasil em 2018. Mas a atual geração do modelo compacto já tem quase 10 anos de mercado no Sudeste Asiático, tendo inclusive estreado por lá com um visual que nunca tivemos por aqui. Isso explica a necessidade da marca japonesa de atualizar o modelo.
No Brasil, o Yaris ganhou uma leve atualização na linha 2023, lançada em janeiro deste ano, o que deve garantir a sobrevivência do compacto por mais alguns anos. Mas, diferentemente do que acontece no mercado asiático, o modelo deverá dar lugar, por aqui, a um novo SUV.