A Lamborghini segue na sua empreitada rumo à eletrificação e o Urus SE é o mais novo passo nesse caminho. Versão híbrida plug-in do bólido SUV, a máquina esbanja potência, promete eficiência acima da média e atualiza o visual do utilitário esportivo.
A começar pelo desempenho, o Urus SE manteve o motor V8 4.0 biturbo a gasolina que rende 620 cv e 80 kgf.m de torque, mas adicionou uma unidade elétrica. Esse outro propulsor fornece 192 cv e 48 kgf.m extras, totalizando impressionantes 800 pocotós e 95 kgf.m de torque. A transmissão é automatizada de oito velocidades.
Com a combinação de forças, o Lamborghini híbrido pode acelerar de zero a 100 km/h em apenas 3,4 segundos - são três décimos abaixo da marca do modelo padrão a combustão. Já para chegar aos 200 km/h, são necessários 11,2 segundos (1,3 s mais rápido que o Urus "normal").
A máxima fica em 312 km/h. No modo elétrico, abastecido por uma bateria de 25,9 kWh o modelo pode percorrer até 60 quilômetros. Nessa condição, a velocidade máxima fica limitada a agradáveis 130 km/h. Também é novidade o sistema de vetorização de torque eletro-hidráulico, que ajuda na distribuição de força de forma variável entre os eixos dianteiro e traseiro.
A marca italiana adicionou ainda quatro modos de condução ao SUV: EV Drive, Hybrid, Performance e Recharge. Além do novo conjunto mecânico, o Urus SE adota um visual reestilizado. Na dianteira, a grade teve leve retoque e os faróis adotam um novo formato, com a assinatura em LED redesenhada.
O visual da traseira também parece ter ficado mais "clean", com menos vincos na tampa do porta-malas e para-choque. As rodas de liga têm 23 polegadas e acabamento em preto. Segundo a Lamborghini, o SUV tem 100 opções de pintura.
Já no interior, são 47 variações de revestimento dos bancos, console, colunas e painéis de porta. Mas se o endinheirado proprietário não quiser nenhuma dessas, é possível fazer pedidos especiais no programa AD Persona da marca do touro.
Apesar do anúncio, o Urus SE ainda deve demorar alguns meses para começar a ser vendido. O Lamborghini híbrido ainda irá passar pelo processo de homologação.