Quando a Volkswagen lançou a atual geração do Polo no Brasil, em 2017, a campanha publicitária batia na tecla de "mini-Golf". Com a remodelação de meia vida do hatch essa estratégia de marketing faz mais sentido ainda. O novo VW Polo acaba de ser apresentado na Europa e lembra a oitava geração do irmão maior.
As semelhanças entre o novo VW Polo e o Golf VIII já tinham ficado evidentes nos flagras que mostramos do modelo. Na foto oficial, ficam realçadas pela grade mais fina com a faixa iluminada de LED - que é opcional. Os faróis principais ganharam novas seções de LEDs.
As mudanças são bem leves, é verdade. Mas o para-choque está mais robusto, com entradas de ar maiores, nichos retangulares e novas seções para as luzes de neblina. Na traseira, as lanternas se estendem até a tampa do porta-malas - também como no Golf VIII.
Na cabine, o hatch compacto tem volante com miolo e comandos redesenhados. O painel frontal continua o mesmo, mas com pequenos ajustes que fazem a tela da central multimídia parecer mais integrada ao quadro de instrumentos. A Volks europeia diz que há três novas opções de revestimento para o habitáculo.
Bom ressaltar que a Volks mostrou imagens do Polo 2022 na versão topo de linha na Europa. Esta traz faróis com tecnologia Matrix - que a Audi usa aos montes em seus modelos - e o quadro de instrumentos eletrônico Active Info Display.
O remodelado hatch compacto tem lançamento previsto para o último trimestre deste ano, como linha 2022. Hoje, o modelo é vendido em seis versões, com preços entre R$ 64.130 e R$ 116.060, e motores 1.0 e 1.6 aspirados e 1.0 e 1.4 turbinados da linha TSI.
Contudo, a gama será reposicionada. Conforme você leu aqui no WM1, o Polo atual será mantido com esse desenho frontal em uma versão de entrada Track, talvez com apliques aventureiros e só com o motor 1.0 aspirado.
O novo VW Polo, por sua vez, deve ser vendido em menos versões, sempre automáticas e com as variantes turbo - a opção 1.6 16V aspirada ainda não está garantida.