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Novo Virtus: primeiro no México, depois no Brasil

Com visual e mecânica atualizados, sedã compacto da VW estreia por lá em setembro. Aqui, só mais para o fim do ano

por Evandro Enoshita

Prestes a mudar no Brasil, o novo VW Virtus vai chegar antes no México, onde a marca já confirmou o lançamento do modelo para o próximo dia 5 de setembro. A explicação para os mexicanos receberem o sedã compacto reestilizado antes dos brasileiros está na origem dos carros.
A terra da tequila importava o modelo feito em São Bernardo do Campo (SP), mas a partir de agora o sedã vendido por lá será importado da Índia, país onde o Volkswagen Virtus foi lançado recentemente já com o visual atualizado. Vale destacar que não é a primeira vez que a filial mexicana da Volks faz esse movimento.
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Apesar do acordo bilateral entre Brasil e México, que permite a venda de automóveis sem imposto de importação, os mexicanos já haviam trocado o T-Cross brasileiro pelo indiano. Sem o Virtus e o SUV compacto, a picape Saveiro passa a ser o único carro brasileiro vendido por lá pela marca alemã.

Principais diferenças

Mantendo a mesma lateral do carro lançado em 2018, o novo VW Virtus incorpora uma dianteira com para-choque redesenhado e novos faróis.
Por falar em faróis, todas as versões do sedã "indiano" têm faróis de LED. Novidade que, vale destacar, já foi confirmada também para o Polo reestilizado no Brasil.
As luzes de neblina também são novas e no mesmo estilo do SUV-cupê Nivus. Na traseira, mudam também o para-choque e o arranjo de luzes das lanternas.

Já na cabine as mudanças são mais sutis do que no exterior. Além do novo volante, que passa a ser o mesmo do Nivus, o modelo feito na Índia tem uma alavanca de câmbio com novo visual e indicador de marcha na própria manopla.

Motores do novo VW Virtus

Se repetir a linha indiana de motores e câmbios, o novo Virtus dos mexicanos terá duas opções de motorização. Além do 1.0 TSI de 115 cv, o sedã é feito no país asiático com o novo 1.5 TSI Evo de 150 cv e 25,5 kgf.m. Esse motor é mais avançado que o 1.4 TSI de mesma potência oferecido por aqui na versão GTS.
Os carros com o motor 1.0 poderão ser equipados com câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. Já o 1.5 é combinado ao câmbio automatizado DSG de sete marchas e dupla embreagem.

No Brasil

A expectativa é que o Virtus para o mercado brasileiro repita o mesmo visual do carro indiano, com atualização também em detalhes do interior e melhorias no acabamento da cabine.
Mas na gama de motores, a única novidade deverá ser a variação de 105 cv do motor 1.0 TSI, que chega combinada ao câmbio manual de cinco marchas.
O 1.0 TSI de 128 cv - com câmbio automático de seis marchas - e o 1.4 TSI, ambos presentes na linha atual, seguirão disponíveis no modelo.

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