O canal de notícias da Webmotors

Novo Yaris chega em janeiro. O que já sabemos?

Hatch e sedã serão renovados no início do ano para segurar as pontas enquanto SUVs compactos da Toyota não ficam prontos

por Fernando Miragaya

A Toyota agendou para o dia 13 de janeiro de 2022 a apresentação do novo Yaris. O hatch e o sedã compactos da marca japonesa passarão por uma remodelação no desenho e ganharão novos equipamentos para garantir as vendas do fabricante no mercado de compactos até 2024. É o tempo que a empresa precisa para lançar os dois novos SUVs para ocupar as vezes de veículos de entrada da montadora por aqui.
Mas ainda tem chão até lá e o que interessa é que o novo Yaris será um dos primeiros lançamentos de 2022. A gama, que será mostrada como linha 2023, já teve as mudanças no desenho patenteadas no INPI e o WM1 aproveita para adiantar vários detalhes e novidades sobre o sedã e o hatch.
Veja ofertas de Toyota Yaris 0 km e seminovo

O que já sabemos sobre o novo Yaris

Desenho tailandês


O novo Yaris vai seguir o estilo do carro que já roda em mercados da Ásia há quase dois anos - o sedã se chama Vios em alguns mercados Os faróis serão maiores e mais ligados à grade frontal, enquanto a entrada de ar dianteira inferior adotará um estilo mais trapezoidal - lembra alguns modelos da Lexus, a divisão de luxo da Toyota. Na traseira, as únicas mudanças serão nas seções das luzes de LEDs.

Cabine renovada

O grande upgrade do novo Yaris se dará no interior. A cabine ganhará novos revestimentos nos painéis frontal e das portas, além do forro do teto. Os bancos serão novos e as versões mais caras terão acabamento interno bicolor e costuras aparentes no volante.

Motor único

A partir desta linha 2023, o novo Yaris só será vendido com uma única opção de conjunto mecânico. Hatch e sedã usarão apenas o motor 1.5 16V de 115/110 cv e o câmbio automático do tipo CVT, com sete marchas simuladas. O sistema foi recalibrado para atender as novas normas de emissões do Proconve P7, que entram em vigor em janeiro. Com isso, o propulsor 1.3 e a caixa manual saem de cena.

Segurança



Há pouco tempo o Yaris levou apenas uma estrela nos novos padrões de avaliação de segurança do Latin NCAP. Nesta renovação, o hatch e o sedã vão receber reforços estruturais na carroceria e os sete airbags devem ser padrão em toda a família - hoje, a maior oferta de bolsas só é encontrada na topo de linha XLS Connect.
As versões mais caras do novo Yaris também passarão a oferece itens de auxílio à condução. Frenagem autônoma de emergência, sensor de ponto cega e monitoramento de faixa devem fazer parte do pacote.

Menos versões


Ao que tudo indica, o novo Yaris fará uma dieta na gama. Hoje, ao todo são nove versões entre hatch e sedã. A tendência é que cada carroceria tenha, no máximo, três opções de acabamento - o hatchback ainda deve incluir a variante esportivada GR-S.

Mais equipamentos

A linha 2023 do Yaris receberá a central multimídia Toyota Play+ atualizada e com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Ar-condicionado automático em mais versões da linha, carregador de smartphone por indução e quadro de instrumentos parcialmente eletrônico também são aguardados.

Até quando esperar?


O novo Yaris chega já com prazo de validade. O modelo deve se manter em linha até 2024/2025 como as opções de entrada da marca no Brasil. Isso porque a gama será substituída por dois SUVs inéditos que serão lançados até lá. Um deles é o Toyota Raize, também conhecido como Daihatsu Rocky, que estreia em 2023 para brigar na base do mercado, com modelos como Fiat Pulse, Renault Duster, VW Nivus  e a nova leva de crossovers de entrada que vêm por aí.
O outro é o Yaris Cross, que ficará acima do Raiz/Rocky, mas que só terá versão híbrida - mesmo conjunto de Corolla Cross e Corolla. Este terá a missão de atuar no segmento de SUVs compactos mais recheados e/ou maiores, como VW T-Cross, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Jeep Renegade, além de versões de entrada da nova geração do Honda HR-V.


Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas