As despedidas rápidas nem sempre são as menos dolorosas, principalmente se você for um admirador dos carros hiperesportivos e quem estiver partindo for o Bugatti Chiron Super Sport 300+ — um dos carros mais velozes do mundo. A última unidade do modelo, capaz de atingir uma velocidade máxima próxima dos 500 km/h, foi entregue ao sortudo e literalmente bem-afortunado proprietário na última semana.
Ao todo, o Chiron Super Sport 300+ teve 30 unidades fabricadas. Cada uma foi vendida pela bagatela de 3,5 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 19,7 milhões. O monstro sobre rodas é equipado com um motor W16 quadriturbo de 8.0 litros, capaz de render insanos 1.600 cv de potência e colossais 163,1 kgf.m torque.
Esse conjunto fez o Bugatti Chiron Super Sport 300+ atingir a marca dos 490 km/h na pista de testes Ehra Lessien, na Alemanha. A velocidade final foi a maior já registrada em um percurso de sentido único, o que botou a marca no topo nessa disputa. O feito só não foi reconhecido oficialmente porque o Guinnes World Records tem como padrão fazer as medições em duas etapas (ida e volta) na mesma pista.
As 30 unidades do Chiron que foram entregues para os proprietários são um pouco diferentes do modelo que foi para a pista bater o recorde de velocidade. Os hipercarros de produção têm diferenças pontuais, como o banco do passageiro (retirado no teste para poupar peso) e limitador eletrônico de velocidade. Essas mudanças só permitem ao comprador chegar à marca, ainda assustadora, de 442 km/h. Pouca coisa, né?
Até pouco tempo, o Tuatara, da SSC (Shelby SuperCar), era apontado como o carro mais veloz do mundo por supostamente poder atingir insanos 532 km/h. Contudo, a própria fabricante desmentiu a marca e admitiu que o modelo nunca passou dos 480 km/h.
Ainda assim, ele é o campeão do nosso ranking como carro mais veloz, por ter chegado à marca dos 455 km/h, em uma versão sem modificações. O recorde foi registrado em janeiro do ano passado, no campo de provas Johnny Bohmer, no aeroporto Shuttle Landing Facility da NASA, na Flórida.
Esse hipercarro usa um motor 5.9 V8 biturbo, que entrega inacreditáveis 1.750 cv de potência, abastecido com combustível E85 — etanol e apenas 15% de gasolina. O motor vai associado a um câmbio automático de sete velocidades. Tal potência custa US$ 1,6 milhão, que dá uns R$ 8,6 milhões.
O segundo da nossa lista alcançou a marca dos 447,2 km/h em 2017, e era, até pouco tempo, o detentor do posto de carro de produção mais veloz do mundo. Estamos falando do Koenigsseg Agera RS, que tem motor V8 biturbo de 1.160 cv de e 130, 5 kgf.m.
A marca alcançada pelo hipercarro sueco foi atingida em um trecho de 18 quilômetros de rodovia em Nevada, nos Estados Unidos. O preço do Agera RS , já convertido, fica na casa dos R$ 10 milhões.
O Bugatti Chiron Super Sport 300+ em sua versão "domada" assume a terceira colocação nessa lista com a tal marca dos 442 km/h de máxima. O modelo também espanta pelo zero a 100 km/h, que é feito em apenas 2,4 segundos. Ah, para chegar aos 40 km/h a partir da inércia, são 28,6 segundos.
Aqui temos o único exemplar elétrico da lista. Estamos falando do Rimac Nevera, que chega para desbancar os rivais ao atingir a marca dos 412 km/h. O modelo tem quatro motores elétricos — um para cada roda —, que juntos geram juntos 1.940 cv de potência e 240,6 kgf.m de torque.
A fonte de energia é um conjunto de baterias de 120 kWh, com autonomia para até 547 quilômetros. O hiperesportivo elétrico ainda não está sendo oficialmente vendido, mas a estimativa é que ele custe pouco mais de US$ 2 milhões, o que resulta em algo na casa dos R$ 11 milhões, também.
A briga pelo posto de carro mais veloz do mundo atualmente é fruto de muitas disputas. Um modelo que canta alto, mas ainda não provou a marca anunciada, é o Hennessey Venom F5. A fabricante americana jura de pés juntos que ele passa dos 500 km/h, só que, na prática, o limite mais recente foi de 400km/h.
Potência para atingir e superar esse objetivo ele tem, por isso está na nossa lista. O hipercarro da Hennessey é equipado com um motor 6.6 V8 biturbo que entrega absurdos 1.842 cv de potência e 164,8 kgf.m de torque (números superiores aos do Chiron). O conjunto motriz vai acoplado a um câmbio automático de sete marchas. Pelo conjunto, a marca americana cobra US$ 2,1 milhões (R$ 11,25 milhões na cotação atual).