Segundo dados de um levantamento feito pela consultoria automotiva JATO Dynamics, o SUV 100% elétrico Tesla Model Y se tornou o carro mais vendido do mundo. Essa é a primeira vez na história da indústria automotiva que um carro elétrico ocupa a primeira posição no ranking.
Ainda de acordo com a JATO Dynamics, foram vendidas 267.200 unidades do Tesla Model Y no primeiro trimestre de 2023. Com esse resultado, o SUV elétrico da Tesla superou o Toyota Corolla, que somou 256.400 vendas no período, e a picape Toyota Hilux, que ficou em terceiro lugar com 214.700 unidades emplacadas.
A Tesla segue com planos ambiciosos. Em breve a nova - e enorme - fábrica da marca no México ficará pronta e de lá sairão novos modelos, como a picape Cybertruck e um novo modelo de crossover compacto.
Já falamos aqui no WM1 sobre o próximo EV compacto da Tesla, que se parece com um pequeno Model Y - nadamais natural, já que o modelo atual tem sido um sucesso de vendas. A verdade é que o mercado exige crossovers mais compactos, que são os modelos mais vendidos na maioria dos mercados automotivos. Por enquanto, o Tesla Model Y não é vendido oficialmente no mercado brasileiro. Mas algumas unidades do carro elétrico chegaram ao Brasil por meio de importação independente.
No Brasil, o carro mais vendido até o mês de abril de 2023, de acordo com o ranking de emplacamentos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), é picape Fiat Strada, com 31.823 unidades emplacadas.
Em segundo lugar aparece o hatch compacto Chevrolet Onix, com 28.902 unidades vendidas, seguido pela versão sedã Onix Plus (23.686), pelo Hyundai HB20 (23.337) e pelo Fiat Argo (20.463). O primeiro SUV da lista é o Jeep Compass, em sexto lugar, com 20.453 unidades vendidas entre janeiro e abril de 2023.
Quer saber todos os detalhes do carro que você vai comprar? Consulte o Catálogo Webmotors!