O conversível com o V8 mais potente do mundo

O Aston Martin DB12 Volante tem 680 cv de potência, vai de zero a 100 km/h em 3,7 segundos e ainda tem som "inteligente"

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Lucas Cardoso
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Depois do DB12 cupê, a Aston Martin acaba de revelar a versão conversível do esportivo de luxo. Chamada de DB 12 Volante, usa o mesmo motor V8 biturbo de 680 cv e acelera de zero a 100 km/h em menos de 3,7 segundos - é o conversível mais potente já feito pela marca britânica.

A versão Volante é feita sobre a mesma plataforma do cupê. Sendo assim, ganhou ajustes de design, tecnologia e melhorias de engenharia iguais às que foram feitas no modelo com capota.

Aston Martin Db12 Volante 4 F1
O motor forçudo faz o DB12 Volante acelerar de zero a 100 km/h em 3,7 segundos
Crédito: Divulgação
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As únicas mudanças feitas servem para garantir a resistência torcional da carroceria. Um desses ajustes foi feito na coluna de direção. Outro, a troca do eixo dianteiro por um mais rígido. Os amortecedores adaptativos traseiros do conversível também precisaram ser recalibrados por conta da redistribuição de peso da (falta de) capota, e as suspensões traseiras foram recalibradas.

Com os ajustes, necessários diante da ausência do teto fixo, o modelo teve um ganho de rigidez torcional de cerca de 5%.

O visual do DB12 conversível tem os mesmos retoques feitos na versão com capota rígida
Crédito: Divulgação
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Pura potência

O coração do carro, o motor 4.0 biturbo V8, rende ao modelo o necessário para fazer da experiência de cabelos ao vento algo inesquecível. Além dos 680 cv a 6.000 rpm, entrega 81,6 kgf.m de torque entre 2.750 rpm e 6.000 rpm.

Com essas credenciais, o DB12 Volante não só chega aos 100 km/h em 3,7 segundos como vai até os 325 km/h - os mesmos números registrados pela versão cupê. O câmbio usado no conversível é o automático ZF de oito marchas, com modos de condução variados.

A relação final da transmissão é encurtada para maximizar a saída e o diferencial traseiro eletrônico colabora na melhora do desempenho. Para controlar tanta força, o DB12 Volante tem controle eletrônico de estabilidade com quatro estágios e direção com assistência elétrica progressiva, que controla o nível da assistência ativa durante a condução.

Os amortecedores adaptativos do conversível são os mesmos do cupê, mas foram recalibrados
Crédito: Divulgação
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Sem teto 14 segundos

A capota do DB12 Volante é elétrica e se dobra no padrão "K", que leva esse nome porque funciona em dois estágios. O sistema leva até 14 segundos para ser completamente aberto ou fechado, e pode ser acionado até os 50 km/h.

No visual interno, a versão conversível só adiciona acabamentos em madeira e fibra de carbono nos encostos dos bancos. O material combina com o revestimento dos painéis de porta, já que o interior fica mais em evidência.

No conversível, o interior recebeu mudanças no acabamento dos assentos
Crédito: Divulgação
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Som premium "inteligente"

A lista de equipamentos é a mesma. A tela multimídia de 10,25 polegadas é sensível ao toque, tem espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, GPS dedicado e controle por gestos. O painel de instrumentos tem a mesma medida de tela (10,25") e traz uma série de parâmetros do veículo.

O conversível de luxo também é equipado com sistema de som da grife Bowers & Wilkins. São, ao todo, 11 alto-falantes de 390 Watts para um modo de som Surround e processamento Quantum Logic, que mapeia o interior do veículo para entregar o som onde é mais conveniente. Incrível, não é? E não para por aí: há ainda um opcional, que eleva o número de alto-falantes para 15 e a potência para nada menos que 1.170 Watts.

A capota do conversível pode ser içada e guardada em apenas 14 segundos
Crédito: Divulgação
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Previsão de chegada

Certamente o DB12 Volante é um carro para quem busca o luxo sobre as quatro rodas, mas ainda quer sentir o vento no rosto. As primeiras unidades do conversível devem chegar para os afortunados clientes da marca britânica ainda no quarto trimestre deste ano, entre outubro e dezembro.

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