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O dia seguinte: clientes desistem do Onix Plus

Concessionários estão abalados e temem que casos de incêndio e recall transforme o novo sedã da Chevrolet em mico

por Renan Rodrigues

Um dia depois da suspensão das vendas em decorrência dos incêndios com o Onix Plus,o clima nas concessionárias da Chevrolet é de incerteza. Clientes desistiram da compra, ainda que a General Motors tenha anunciado o recall e garantido que só entregará o veículo quando o problema for sanado.
Em uma das lojas, no Rio de Janeiro, um funcionário que não quis se identificar disse que o clima da equipe é de desânimo com um produto que prometia tanto. Alguns, inclusive, temem que o produto fique marcado e se torne um mico.
"Nem quando saiu a nota zero no Latin NCAP do modelo anterior o abalo foi tão grande", informou o funcionário. Até agora, dois casos de incêndio foram confirmados com o Onix Plus Veja  na sequência um dos vídeos com o sedã em chamas, registrado no Maranhão.

Há relatos de clientes que desistem do Onix Plus. Segundo lojistas, muitas pessoas foram às revendas para desfazer a compra. Nesta mesma loja citada no Rio, um casal cancelou o negócio logo pela manhã.
Onix Plus: fogo seria causado por quebra do motor
Uma promotora de eventos de 38 anos, moradora de Belo Horizonte, diz que já se informou com seu advogado e pensa em cancelar a compra. Ela, que pediu anonimato, retirou o Onix Plus na versão LTZ na última segunda (4).
"A gente fica preocupada com esses casos de incêndio. Ainda estou pesando o que farei, pois estou gostando do carro. Agora, porém, ele está parado na garagem", explica.

Segue o jogo

Já outros clientes estão mais tranquilos com a situação. Luís Fernando Silva, morador do Mato Grosso do Sul, disse que está usando o carro normalmente. Segundo o servidor público de 38 anos, a concessionária garantiu que ele pode usar o veículo até ter tempo para levar à loja.
Ainda assim, Luís admite que tem receio, mas acredita que após o recall os problemas vão desaparecer. O sedã dele está com apenas 550 km rodados e não apresentou qualquer comportamento atípico.
Nos grupos voltados a donos do Onix Plus, muitos começam a desconfiar do recall, uma vez que não há nada no site oficial da Chevrolet. No entanto, alguns já deixaram seus carros na concessionária.
A maior queixa é em relação à escolha do carro alugado que a GM vai bancar enquanto o serviço for feito. As opções, de acordo com os relatos, são o Onix ou o Prisma da geração anterior.

A Localiza fornecerá o carro alugado. Contudo, os proprietários precisam aguardar até 2h para a liberação. E não há voucher ou motorista para fazer o deslocamento até a locadora.
Em outras postagens, as concessionárias estão pedindo dez dias para resolver o problema. A ordem é recolher os veículos. Segundo os lojistas, hoje haverá uma reunião nacional para novas orientações.

GM cancela evento

A marca cancelou hoje (7) um evento marcado para amanhã, sexta (8), em Gravataí (RS), justamente onde fabrica a nova geração do Onix. Vale lembrar que estava prevista para novembro a apresentação oficial do hatch.
No entanto, a empresa não chegou a confirmar do que se tratava nossa viagem. Por e-mail, a assessoria de imprensa alegou conflito de agenda e informou que quando houver nova data irá remarcar o evento.

Montadora justifica

A GM emitiu um posicionamento oficial, onde reitera que se preocupa com a qualidade do produto e com seus clientes.
Sobre o casos de incêndio no Maranhão, o fabricante explica que, "em condições muito especificas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio, como no caso ocorrido na região Nordeste".
Na nota, completa: "Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos – a luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende."

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