A Kia volta e meia elabora uns conceitos bem doidos. Desta vez, os designers da marca sul-coreana estavam para lá de inspirados. O Futuron Concept parece uma nave espacial sobre rodas. Seria ousados até em um filme que se passa no ano de 2185.
O modelo foi apresentado na China International Import Expo, em Xangai. O disco voador sobre rodas tem capô com a parte central transparente. Essa seção se “prolonga” pelo restante da carroceria, forma para-brisa e teto - onde simula um diamante - e termina na traseira.
O SUV cupê é todo cheio de vincos, com superfícies bem geométricas. Na frente, os faróis são formados por vários nichos de LEDs. Esse conjunto ótico é chamado pela marca de Star Cloud. Segundo a Kia, remete a um céu estrelado e nublado.
Não para por aí. Os projetistas garantem que essa frente é uma releitura do “focinho de tigre”, estilo adotado pela empresa nos últimos 10 anos. Já a superfície Dragon Skin simularia a armadura dos dragões chineses.
O Futuron Concept tem 4,85 m de comprimento e quase 3 m de entre-eixos. O modelo usa tração integral e é totalmente elétrico e autônomo.
Para elucidar tais caraterísticas, a cabine tem a maior parte dos elementos transparentes. Além disso, os bancos - que repetem a armadura do dragão - são flexíveis e reclinam conforme a tecnologia autônoma assume as funções do carro - podendo até deitar por completo.
O modelo, é claro, é um exercício de futurologia e serve de base para os projetos da Kia. O nome Futuron, inclusive, é a junção de future e on: “futuro ligado”.