O futuro do Volkswagen Golf será... elétrico!

Rumores do fim do modelo continuam, mas CEO garante que o modelo seguirá vivo na família eletrificada ID

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Lucas Cardoso
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O Volkswagen Golf começou a ter seu fim especulado na Europa nos últimos meses. Com o foco da marca alemã na eletrificação, era possível que o modelo ficasse de fora dos planos. Mas não é o que vai acontecer.

Segundo CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, em entrevista à Autocar, o Golf como conhecemos atualmente, com motor a combustão, deve se despedir do mercado entre 2027 e 2028. Contudo, após o fim da linha para os motores convencionais, o hatch deve ganhar uma nova encarnação em versão elétrica.

O Golf elétrico ainda vai demorar para chegar, mas tudo indica que sairá do forno: é coisa para daqui a sete anos
Crédito: Divulgação
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Isso porque a marca confia no nome do carro e não quer perder sua força. Dito isto, há uma grande possibilidade de que o Golf dê seu nome a um modelo eletrificado que carregue a sigla ID. Nesse caso, o novo hatch se chamaria ID.Golf.

Durante a fala, Shäefer também afastou a possibilidade do ID.3, que tem porte parecido com o do Golf, ser o substituto do hatch. Para ele, os dois modelos estão em segmentos distintos, como se o modelo ID fosse uma versão "Golf Plus" - com formas que lembram a do Fox vendido na Europa entre 2004 e 2014.

O ID.3 já existe e, segundo a Volkswagen, não será substituído pelo Golf elétrico: ambos vão conviver
Crédito: Divulgação
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A chegada desse Golf elétrico, contudo, deve demorar. Se a expectativa do fim do modelo a combustão é para daqui a cinco ou seis anos, a chegada desse modelo elétrico será para depois desse período.

Uma coisa é certa: O caminho do Golf rumo à eletrificação, mais cedo ou mais tarde, irá se concretizar. Até porque a vida dos carros a combustão na Europa só dura até 2035, que é o ano limite definido pelo continente para esse tipo de veículo. É esperar para ver.

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No Brasil, o hatch médio deixou de ser vendido em 2020. Foram 27 anos de uma longa e bem-sucedida jornada do modelo, mas que terminou de maneira triste - com apenas 99 unidades trazidas da versão híbrida GTE, que era vendida por R$ 199.990.

A versão GTE foi a última a ser vendida no Brasil. Mas já era fim de carreira e apenas 99 unidades foram entregues
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