O Salão de Xangai tem aquelas excentricidades típicas do mercado chinês. Muitos modelos elétricos, sedãs de luxo com ar vintage, cópias descaradas de modelos de sucesso e modelos grandes... grandes demais. Pois é justamente no motorshow asiático onde surge o maior VW do mundo.
A Volkswagen acaba de apresentar no evento o Talagon, utilitário esportivo que vem a ser o maior carro já produzido pela marca alemã na história. Dá uma olhada nesses números: 5,15 metros de comprimento, 2 m de largura, 1,79 m de altura e 2,98 m de entre-eixos. Para se ter ideia, daria para colocar "um Up! e meio" ao lado do Talagon.
O maior VW do mundo superou em dimensões o Atlas Cross, SUV-cupê grandalhão que está cotado para o Brasil. Porém, o Talagon é aquele típico carro voltado para o mercado chinês.
Isso fica evidente não só pelo porte, como pelo desenho. O jipão tem desenho bastante pacato, com frente de grade generosa e faróis integrados que você já viu em vários Volks por aí. Na traseira, lanternas horizontais também sem qualquer ousadia.
Visto de perfil, o maior VW do mundo revela um balanço traseiro generoso e as rodas com aros de 21". O caimento da terceira coluna e o spoiler integrado no vidro de trás até chamam a atenção e passam aquela sensação de "teto flutuante".
Na cabine, o SUV é tão extravagante como no tamanho. A configuração de lugares segue a distribuição 2+2+3. Os bancos de couro branco e perfurado são climatizados, e os dois da segunda fila têm sistema de massagem. O interior ainda tem 30 opções de configuração de iluminação.
No painel, chama a atenção o quadro de instrumentos eletrônico em uma tela de 10" incrustada no tablier. Bem ao lado, o display de 12" da central multimídia parece compor uma tela única e contínua.
O maior VW do mundo, obviamente, é pesado. São 2.160 kg e, enquanto o fabricante evidencia suas linhas ID4 e ID6 no mesmo Salão de Xangai, o Talagon não faz pose de ecologicamente correto. Só traz motores puramente a combustão - não tem nenhuma versão híbrida para contar história.
As configurações mais mansas são equipadas com motor 2.0 de 186 cv, mas há opção de 2.0 turbo com 233 cv. A cereja do bolo é a topo de linha com motor VR6. Isso mesmo que você leu: um 2.5 VR6 com 299 cv e 50,9 kgf,m. Em todas as opções, o câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas e a tração integral 4Motion.