O Papamóvel agora é um Mercedes Classe G elétrico

O mais novo Classe G da frota do Papa Francisco é um 4x4 a bateria feito para rodar em baixas velocidades

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. O Papamóvel agora é um Mercedes Classe G elétrico
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A frota de carros do Vaticano acaba de incorporar o seu primeiro Papamóvel elétrico. Trata-se de um Mercedes-Benz G580 EQ, que foi modificado especialmente para ser o novo Classe G do Papa Francisco.

A carroceria original do Classe G original - um carro que é montado na Áustria com uma boa dose de trabalho manual - foi modificada de maneira artesanal com a retirada do teto, da tampa do bagageiro e da porta traseira esquerda. Já a porta do lado direito foi modificada para abrir de maneira invertida.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
O primeiro Papamóvel elétrico tem um conjunto motriz de quase 600 cv
toggle button

O banco traseiro, por sua vez, foi substituído por um assento único e com ajuste de altura, enquanto o espaço do porta-malas foi ocupado por dois assentos adicionais instalados nas laterais da carroceria.

Para proteger o pontífice da chuva, o projeto permite ainda a instalação de uma capota rígida. O carpete vermelho foi combinado com o acabamento interno na cor branca, casado com a carroceria também na mesma tonalidade.

O G580 tem quatro motores elétricos e potência combinada de 587 cv. O suficiente para permitir que, em sua configuração original, o SUV acelere de zero a 100 km/h em 4,7 segundos.

Mas como pressa não combina exatamente com o papel do Papamóvel, o carro do Papa Francisco foi otimizado justamente para trafegar em baixas velocidades.

O Classe G é o Papamóvel oficial desde os anos 1980
toggle button

94 anos de "Papamóveis"

Uma curiosidade é que o Classe G é o Papamóvel há 45 anos, e há 94 anos a Mercedes-Benz é a fornecedora oficial de "Papamóveis".

O primeiro Papamóvel com o logotipo da estrela - ainda que não com esse nome - foi um luxuoso Nürburg 460 Pullman Saloon, de 1930, que foi entregue para o Papa Pio XI.

A frota papal também teve outros modelos interessantes da marca alemã, como o Mercedes-Benz 300 Landaulet e o 600 Pullman Landaulet. Este último, um dos automóveis mais luxuosos do mundo nos anos 1960.

O primeiro a usar um Classe G foi o Papa João Paulo II, nos anos 1980. Um exemplar da primeira geração do icônico - e então rústico - 4x4, que foi o primeiro automóvel oficial do Vaticano chamado oficialmente de Papamóvel.

Esse Mercedes 600 Laudaulet já foi o carro oficial do Vaticano
toggle button

Veja também

Comentários
Wid badge
Wid pop up

Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade

Campo obrigatório