A Porsche é uma daquelas fabricantes que têm o desempenho como pilar fundamental na produção dos seus carros. E o mais recente lançamento da marca, o Taycan Turbo GT, mantém essa tradição. Com motorização elétrica capaz de render até 1.108 cv, o sedã assumiu o posto de carro mais potente já feito pela montadora alemã.
Serão, segundo a Porsche, duas versões. Uma para rodar nas ruas, chamada apenas de Turbo GT, e outra com modificações para as pistas, com pacote de opcionais Weisscah. Mas as duas compartilham melhorias estruturais, conjunto mecânico e números de potência e torque.
A diferença da versão feita para rodar em circuitos se resume, basicamente, à redução no peso e a melhorias aerodinâmicas. Na prática, a montadora alemã retirou os bancos da segunda fileira, e botou no lugar uma cobertura de fibra de carbono.
Parte do painel também foi removido e os vidros foram trocados por especiais, feitos para redução de ruído e peso. Os ajustes deixam a variante cerca de 70 quilos mais leve que a versão Turbo GT que, por sua vez, já é 75 quilos mais leve que o Taycan Turbo S.
A motorização nas duas versões é uma evolução do que já era visto na variante Turbo S do Taycan. Agora, o motor elétrico traseiro passou a ser controlado por um novo e aprimorado inversor de pulso. A peça usa carboneto de silício como material semicondutor, o que, segundo a Porsche, amplia o desempenho e a durabilidade. A relação de transmissão também foi melhorada.
Com os ajustes, a potência combinada dos motores foi ampliada de 761 cv (entregues no Turbo S) para 789 cv do Turbo GT. Essa força ainda sobe para 1.108 cv com o uso do "controle de lançamento" (launch control), que faz a nova versão do Taycan assumir o posto de carro mais potente da marca. O torque do sedã elétrico é de impressionantes 136,7 kgfm. Ou seja, o novo modelo tem quase 30 kgf.m a mais que a versão Turbo S.
Como resultado das mudanças, a nova configuração padrão acelera de zero a 100 km/h em 2,3 segundos, enquanto a versão com pacote opcional Weissach reduz em 0,1 décimo essa marca. No geral, os números são até 0,6 décimos melhores que os do Taycan Turbo S (2,8 s).
A velocidade máxima do Turbo GT padrão é de 290 km/h. Na versão com pacote dedicado às pistas, sobe para 305 km/h. A capacidade das baterias e a autonomia do Turbo GT ainda não foram reveladas pela Porsche.
De série, o Taycan Turbo GT é equipado com pacote dinâmico com suspensão Porsche Active Ride, que tem ajuste exclusivo, rodas aro 21 polegadas, freios de cerâmica e faróis LED Matrix HD.
Na cabine, os bancos são esportivos do tipo concha, com ajustes elétricos de 18 posições e estrutura em fibra de carbono. O tablier tem três telas, sendo uma para painel e computador de bordo, outra da central multimídia e a terceira dedicada ao carona.
Os preços do novo Taycan Turbo GT não foram revelados pela Porsche, mas a chegada do modelo por aqui já está confirmada. A previsão é que as primeiras unidades desembarquem em 2025.