Em teoria, carros movidos a hidrogênio são parecidos com veículos elétricos, desse modo não são poluentes, não fazem barulho e são movidos por um motor elétrico.
A principal diferença entre eles é a forma como o motor é alimentado. Um carro elétrico é alimentado por uma bateria embutida. Essa bateria é carregada por uma fonte externa. No caso dos veículos movidos a hidrogênio, é utilizado uma célula de combustível para produzir energia.
Outra diferença entre esses carros é a bateria. Nos carros a hidrogênio, as peças são menores que as de um carro elétrico, visto que sua célula de combustível está sempre em recarga. Desta forma, não há necessidade de uma bateria maior e mais pesada.
O hidrogênio é armazenado no tanque de combustível, onde o mesmo irá reagir com oxigênio, produzindo então energia elétrica, calor e água. Desta forma, o calor e água saem pelo cano de escapamento como vapor d'água e a eletricidade irá direto para a célula de combustível, que armazena a eletricidade para quando o veículo precisar.
Atualmente, muito se pensa sobre o ambiente e formas de evitar a poluição, portanto, é uma vantagem dos veículos movidos a hidrogênio, pois, os mesmos não emitem poluentes na atmosfera. Vale lembrar que, para obter hidrogênio, são utilizados processos que fazem uso de algumas energias e os mesmos geram algum impacto ambiental.
Alguns modelos mais modernos de carros a hidrogênio já estão oferecendo autonomia de 600 km até que precisem ser reabastecidos. A expectativa é de que a autonomia desses carros continue sendo melhorada e alcance números ainda maiores.
O abastecimento de carros a hidrogênio é mais fácil e ágil em relação aos carros elétricos. Em 5 minutos os carros a hidrogênio já estão totalmente carregados. Este processo é apenas um pouco mais demorado do que carros movidos a gasolina.
Por ter baterias menores, veículos a hidrogênio são mais leves do que carros elétricos.
Como se trata de uma tecnologia nova, o custo dela é mais caro do que as outras, em específico a célula de combustível utilizada.
Reabastecimento caro
Por conta do custo da tecnologia, o abastecimento acaba sendo mais caro em comparação a veículos movidos a gasolina. O custo para abastecer fica em cerca de 60 euros para encher o tanque e rodar 600 km, com custo médio de 10 euros a cada 100 km.
O hidrogênio é conhecido por ser um gás inflamável. Desta forma, as empresas que fabricam carros movidos a hidrogênio estão se esforçando para desenvolver uma tecnologia segura, com tanques modernos e capazes de evitar vazamentos. Mesmo assim, os tanques têm vida útil de 15 anos, determinada por lei.
Como se trata de uma tecnologia nova e pouco viável para algumas pessoas e países, não há tantas redes de abastecimentos, o que torna tudo mais complicado.
Além da Toyota, a Hyundai, Honda, Renault, BMW, Audi, General Motors e Mercedes-Benz também estão produzindo carros movidos a hidrogênio.
O Toyota Mirai movido a hidrogênio pode ser comprado ou alugado por pessoas que têm interesse no modelo e o seu valor está em torno de US$ 49.500 (R$ 257.000). Já em relação ao Hyundai Nexo o seu preço é de US$ 58.735 (R$ 304.800).
Atualmente a Hyundai investe forte na ampliação do seu portfólio de transportes a hidrogênio. Ainda neste ano, a montadora planeja começar a vender uma nova linha de caminhões movidos a hidrogênio na Europa. A marca aposta no caminhão Xcient, equipado com células de combustível com durabilidade ampliada.
Além de carros movidos a hidrogênio, a Hyundai lançou um carro movido a energia solar, uma versão do Sonata Hybrid. Além de caminhões movidos a hidrogênio, a Hyundai planeja investir em aviões e navios também movidos pelo combustível.
Outras empresas também planejam o mesmo, como, por exemplo, a Airbus, que pretende lançar três modelos de aeronaves até 2035.