Qual o significado das luzes do painel do carro?

Fizemos um levantamento para explicar a função de cada símbolo luminoso que pode aparecer no quadro de instrumentos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Qual o significado das luzes do painel do carro?
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Você que dirige e está acostumado com seu automóvel certamente já se assustou com uma luz diferente que tenha aparecido no quadro de instrumentos, que normalmente fica atrás do volante. Saiba que essas luzes do painel do carro têm significado - e, no que depender da cor, podem representar até algo muito grave.

É meio que padronizado entre as fabricantes que luzes vermelhas apontem necessidades urgentes, que podem indicar até ser preciso uma parada imediata.

As amarelas têm menos pressa de pronta resolução, mas ainda assim precisam de atenção. Já as luzes de outras cores podem representar pisca-alertas, faróis ou o uso de demais equipamentos ou tecnologias.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Quando falamos de luzes de outras cores, entenda que pode haver símbolos luminosos em tons azuis ou verdes - que representam justamente equipamentos menos importantes na "vida" do automóvel, como lanternas e faróis ou tecnologias diferenciadas que o carro ofereça, como o assistente de partida em rampa ou o controle automático de velocidade.

Outro detalhe importante sobre as luzes do painel é que todas devem se acender quando a chave de ignição é ativada, ao ligar o sistema elétrico do veículo, instantes antes da partida no motor. Isso serve exatamente para mostrar ao motorista que elas funcionam e não estão queimadas.

Hoje, vamos falar sobre as 15 principais, em sua maioria amarelas e vermelhas. Siga a numeração da imagem acima para acompanhar as respostas abaixo.

As luzes do painel do carro: hoje vamos falar sobre as principais - e mais conhecidas pelo público
Crédito: Reprodução
toggle button

Qual o significado das luzes no painel do carro?

1. Luz de freio de estacionamento

2. Luz de pré-aquecimento das velas

3. Luz do ESC

4. Luz da injeção eletrônica

5. Luz da bateria

6. Luz da temperatura do motor

7. Luz do pisca-alerta

8. Luz do abastecimento

9. Luz do pedal de freio

10. Luz do airbag

11. Luz do TPMs

12. Luzes dos faróis

13. Luz do óleo

14. Luz dos freios ABS

15. Luz do cinto de segurança

1. Luz de freio de estacionamento

Também pode ser representada pela letra "P" no lugar da exclamação ("!") ou mesmo pela palavra "Brake". Indica que o freio de estacionamento, popularmente conhecido como "freio-de-mão", está acionado.

Se estiver acesa com o sistema desativado, é mau funcionamento ou mesmo desgaste de componentes - nesse caso, em determinados veículos, pode ser na cor amarela.

2. Luz de pré-aquecimento das velas

Esta é a luz exclusiva das velas do sistema de injeção, que não existe em todos os carros, mas acende quando o veículo a tem - e a ignição acaba de ser ligada.

Deve ficar sempre apagada, mas se permanecer acesa procure a concessionária ou sua oficina de confiança para fazer a troca do conjunto, já que pode indicar alguma falha no sistema.

3. Luz do ESC

Esta é a luz do controle eletrônico de estabilidade, que também pode ser representada pela sigla "ESC". Em muitos carros (que têm esse recurso), acende no momento em que o sistema inicia.

Agora, fique atento: se não apagar, pode indicar defeito. Outro detalhe é que na maioria dos carros é possível desativar o ESC - e quando isso acontece, a luz fica acesa ou ao lado da inscrição "off".

Se continuar acesa, a luz da injeção eletrônica indica defeito no motor ou no sistema de injeção
Crédito: Divulgação
toggle button

4. Luz da injeção eletrônica

A luz da injeção é outra que acende em toda ignição. Se não acender, queimou. Depois da partida, ela pode ser uma das últimas a se apagar, mas deve sumir. Agora, se continuar acesa, indica defeito no motor ou, claro, no sistema de injeção.

O problema pode estar nas velas, catalisador, bicos injetores ou até ser combustível adulterado. Se a luz permanecer ligada, procure a concessionária ou sua oficina de confiança.

5. Luz da bateria

Parece óbvio, mas não é. A luz da bateria, ao contrário do que pode se imaginar, não indica pouca carga ou defeito na bateria. Pode alertar para o mau funcionamento de vários componentes do sistema elétrico, que inclui também alternador, correia ou mesmo chicote.

Se permanecer acesa, portanto, isso significa que o carro pode não ligar da próxima vez. Não é vermelha? Então procure a oficina.

6. Luz da temperatura do motor

Essa é uma das mais graves. Se acender, pare o carro imediatamente e guinche-o até seu mecânico de confiança. Quando essa luz aparecer no painel, significa que em pouco tempo o líquido de refrigeração do radiador vai ferver de tão quente.

Também pode acender quando houver falta de água ou falhas no sistema de refrigeração do veículo, o que pode fazer o motor superaquecer.

7. Luz do pisca-alerta

O pisca-alerta normalmente é indicado por um botão no console representado por um triângulo vermelho. Mas também aparece nas luzes do painel do carro.

O símbolo, quando aceso e ativado de modo intermitente, indica que a sinalização de emergência do veículo está ativada.

Luz de abastecimento no painel indica que o combustível está no fim
Crédito: Divulgação
toggle button

8. Luz de abastecimento

A luz de advertência que indica que o combustível está no fim é uma das mais conhecidas, não é? Normalmente, é representada pelo símbolo de uma bomba.

Mas fique ligado, pois também pode indicar a necessidade de completar o tanquinho de gasolina para partidas a frio em alguns modelos que têm esse sistema.

9. Luz do pedal de freio

É a primeira luz verde sobre a qual vamos falar por aqui - portanto entenda que ela não indica nenhum aviso de reparo ou urgência.

Normalmente, essa luz é encontrada em carros automáticos e automatizados - serve para alertar o motorista sobre a necessidade de pressionar o pedal de freio em algum momento da condução, como quando na hora de trocar de marcha.

10. Luz do airbag

As luzes de advertência dos airbags surgem quando, claro, o sistema detecta algum problema com as bolsas infláveis do veículo - fato que pode até colocar os ocupantes em risco já que, em caso de acidentes, eles podem não funcionar.

Por isso o luminoso é vermelho e quer dizer que você precisa providenciar uma análise o quanto antes.

11. Luz do TPMS

Essa é a luz do sistema de monitoramento de pressão dos pneus - que já explicamos como funciona.

Acende quando a calibragem de um ou mais pneus se desregula - nesse caso, o motorista deve parar assim que possível e checar se eles estão furados ou apenas descalibrados. Todos estão com a pressão correta e a luz continua acesa? Pode ser um defeito nos sensores.

A luz da bateria, ao contrário do que pode se imaginar, não indica pouca carga ou defeito na bateria
Crédito: Divulgação
toggle button

12. Luzes dos faróis

São várias as luzes de faróis no painel do carro - e podem ter cores variadas. A luz de posição - também conhecida como farolete, lanterna ou DRL - é representada por dois faróis, um de frente para o outro, na cor amarela.

Na sequência, a luz do farol baixo, exigido em rodovias, é um símbolo maior, único, também amarelo. Já a luz do farol alto é azul e indica que está acionada. As luzes indicadoras de direção, as famosas "setas", costumam ser verdes.

13. Luz do óleo

Outro sinal extremamente perigoso indicado pelo quadro de instrumentos. Aponta falhas no sistema de lubrificação do motor - e já falamos por aqui que se o motor funcionar sem ser lubrificado,  superaquece e funde.

Se essa luz acender, pare o carro imediatamente. Esse luminoso pode indicar baixo nível de óleo ou até uma falha mais grave no conjunto.

14. Luz dos freios ABS

Calma! Quando a luz dos freios ABS se acende no painel o carro não perde o poder de frenagem, já que o sistema comum - hidráulico - continua em funcionamento. Na realidade, só o sistema antitravamento (ABS) deixa de funcionar.

Mas procure saber o que aconteceu, já que sem o ABS aumentam as chances de derrapagens do carro e, consequentemente de perda de controle e acidentes.

15. Luz do cinto de segurança

Quando a luz dos cintos de segurança acende, significa que um dos ocupantes do carro não o afivelou - em alguns veículos, normalmente mais caros, o apontamento pode indicar até qual é o assento, graças a sensores.

A luz não apaga enquanto o passageiro não utilizar o equipamento. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, a luz é acompanhada por avisos sonoros. Agora, se ela permanecer acesa mesmo que todos no automóvel estejam protegidos, a falha pode estar nos sensores, do cinto ou dos bancos.

Comentários