Sedãs são carros caretas, né? Nem sempre... Depois de confirmar seu retorno no começo deste mês, a Audi lança o novíssimo RS 3 no mercado brasileiro para virar do avesso essa impressão: trata-se de um três volumes incrivelmente esportivo, tanto no design quanto na mecânica - e, por consequência, no desempenho.
O visual do carro é absolutamente bonito, arrojado e sedutor: linhas vincadas, frente imponente com aparência desafiadora e sinistra, perfil aerodinâmico e traseira impressionante. Ele ainda exibe a nova linguagem visual da Audi, com logotipos em 2D e nomenclatura sutilmente posicionada nas colunas "B".
Na dianteira, destaque para a ampla grade frontal single-frame em acabamento preto e para as enormes entradas de ar. Na traseira, sobressaem os difusores de ar nos cantos do para-choque em formato vertical, que dialogam com as entradas de ar dianteiras, e as duas enormes ponteiras de escapamento em formato oval, pintadas na cor preta e divididas por um refletor vermelho central.
Faróis e lanternas também exibem novas disposições internas. Têm iluminação e piscas dinâmicos, incluindo setas que se iluminam sequencialmente de dentro para fora com as funções de "voltar para casa" e "sair de casa", incorporando o design progressivo do conjunto ótico traseiro.
A versão RS 3 Sedan tem acabamento em preto brilhante nas capas de retrovisores, molduras das portas, saias laterais, aerofólio traseiro, na lâmina acima do difusor e nas amplas entradas de ar dianteira.
Nas laterais, destaque para as rodas RS de liga-leve e 19 polegadas, na cor prateada, com design de dez raios em formado de "Y", e pneus 265/30 R19 na frente e 245/35 R19 atrás, além de pinça de freio pintadas de vermelho.
Já a versão RS 3 Sedan Track tem acabamentos em fibra de carbono nas saias laterais, capas dos retrovisores, aerofólio traseiro, na lâmina acima do difusor e nas entradas de ar dianteira - tudo para alívio de peso.
Nas laterais, as rodas RS têm o mesmo tamanho e desenho das rodas da versão standard - pneus idem -, mas são pintadas na cor preta e os freios são de cerâmica com pinças pintadas de azul.
A cabine é revestida com materiais nobres como a Microfibra Dinamica. Superfícies em preto brilhante revestem as portas, painel de instrumentos e console central. O volante multifuncional de três raios e base achatada tem botões sensíveis ao toque, logotipo bidimensional ao centro e uma excelente empunhadura, de modo a garantir o máximo de firmeza e segurança na pilotagem.
O sistema interno de iluminação personalizada é outro destaque. Novidade nesta geração do modelo, tem uma fonte de luz no painel da porta que ilumina centenas de losangos de vários tamanhos gravados a laser, dinamicamente, ao trancar e destrancar as portas. Os tapetes em veludo preto também são adornados com a inscrição RS.
Já o painel Audi Virtual Cockpit plus de 12,3 polegadas oferece quatro opções de visualização, sendo os modos Runway e Conta-Giros exclusivos dos modelos RS. No modo RS Performance, as rotações são visualizadas na ordem inversa, com mais altas em primeiro plano e a marcha lenta em segundo plano.
Além disso, no modo RS Individual, o novo conta-giros apresenta com destaque as rotações por minuto no centro do painel de instrumentos, além das informações sobre potência, torque, forças G, aceleração e tempos de volta.
No modo de transmissão manual, o indicador de mudança intermitente específico do RS muda a exibição de rpm de verde para amarelo e para vermelho, no estilo do automobilismo, para indicar o momento ideal da troca de marcha.
Além disso, as faixas de temperatura do líquido de arrefecimento, diferencial esportivo, freios, motor e transmissão são mostradas em cores no display de 10,1 polegadas no painel de instrumentos.
Os bancos do Audi RS 3 são esportivos para proporcionar suporte nas curvas. A versão standard tem bancos dianteiros super esportivos, ajustáveis eletricamente com função de memória para o motorista, e revestimento em microfibra e couro com padrão de losangos e logo RS (Audi Sport).
Já a versão RS 3 Sedan Track vem com bancos dianteiros RS em formato concha em fibra de carbono com ajustes manuais, e revestimento em microfibra e couro com padrão de colmeia e logotipo RS (Audi Sport).
As duas versões têm de série teto solar panorâmico e faróis Matrix LED escurecidos, que oferecem sequenciamento de luz e pisca dinâmicos, além de quatro opções de luzes diurnas que podem ser selecionadas por meio do display MMI no painel central da cabine.
A enorme lista de equipamentos ainda inclui airbags frontais para motorista e passageiro, airbags laterais dianteiros de cabeça e cortina, ajuste de cruzeiro com assistente de emergência, câmera traseira com visão surround, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), detector de atenção e sonolência do motorista, head-up display, e sistema de alerta de saída, tráfego traseiro e mudança de faixa.
Quer mais? Também estão a bordo som premium Sonos 3D de 680 Watts, aquecedor dos bancos dianteiros, ar-condicionado automático de três zonas, freio de estacionamento eletromecânico com Auto-Hold, chave presencial, pedaleiras em alumínio, porta-malas com abertura automática hands-free, sensores de luz e chuva, soleiras das portas com logo RS (Audi Sport), teto moldado em tecido preto e paddle shifts para trocas de marcha manuais.
"O RS 3 Sedan carrega todo o nosso legado das pistas de competição e ilustra a visão da marca sobre o que é diversão sobre rodas. Nesta terceira geração, oferece uma combinação inédita no segmento de desempenho, controle e tecnologia embarcada", define Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.
O motor é um 2.5 litros TFSI turbinado de cinco cilindros em linha, que entrega nada menos que 400 cv de potência entre 5.600 rpm e 7.000 rpm, e torque máximo de 50 kgfm entre 2.250 rpm e 5.600 rpm.
Com essa usina de força, o RS 3 Sedan acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e chega à velocidade máxima de 250 km/h na versão RS 3 Sedan e a 280 km/h na RS 3 Sedan Track.
Para controlar toda essa força, o carro tem transmissão é automatizada S tronic de sete marchas e dupla embreagem e a consagrada tração integral quattro.
O motorista - ou seria piloto? - ainda pode escolher entre os modos de condução Audi Drive Select nas opções Efficiency, Comfort, Auto, Dynamic, RS Individual, RS Performance e RS Torque Rear.
O RS 3 Sedan ainda tem conversor de torque com distribuição variável nas rodas traseiras, controle eletrônico de estabilidade, controle binário seletivo das rodas, amortecedores adaptativos da suspensão esportiva RS e ajuste fino na suspensão que inclui a vetorização do torque do freio.
Esses componentes são relevantes para a dinâmica lateral do veículo e estão conectados ao controle modular de dinâmica de condução, onde ocorre a sincronização de dados. Graças a um algoritmo mais desenvolvido, eles reagem de forma ainda mais precisa às diversas situações de condução, nas quais o condutor pode, por meio do Audi Drive Select, tornar a dirigibilidade mais arisca ou serena.
É possível ativar o modo RS Performance, especialmente desenvolvido para a pista, por meio de um botão vermelho decorado com o ícone de uma bandeira quadriculada, ao lado esquerdo do volante. Para acionar o modo RS Individual, basta pressionar o botão vermelho RS, à direita.
A experiência de condução esportiva é otimizada por um controle dos flap dos escapes, otimizado na faixa entre 2.200 rpm e 3.500 rpm. Assim, os cinco cilindros geram um som consistente e encorpado, de acordo com o modo de condução selecionado, promovendo uma sensação sensorial única.
Vale lembrar que o modelo bateu o recorde em sua categoria no lendário circuito de Nürburgring, na Alemanha. Pelas mãos do piloto alemão Frank Stippler, completou o trajeto em 7:33.123 minutos, superando em mais de cinco segundos a marca anterior.
Com 4,53 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,39 m de altura, 2,63 m de entre-eixos, porta-malas para 321 litros e tanque para 55 litros de gasolina, o Audi RS 3 pesa 1.565 quilos.
O carro será vendido nas Branco Arkona e Verde Kyalami (sólidas); Amarelo Píton, Azul Ascari, Cinza Kemora, Preto Mito e Vermelho Progressivo (metálicas); e Cinza Daytona (perolizada). O preço de tudo o que você leu até aqui? Versão RS 3 Sedan, R$ 659.990; e versão RS 3 Sedan Track, R$ 714.990.