A JAC Motors prepara uma ofensiva elétrica. Nesta quarta-feira, o presidente do Grupo SHC, representante da JAC Motors no Brasil, Sérgio Habib, confirmou o lançamento de três carros, uma picape média e um caminhão – todos 100% elétricos – até o fim do primeiro semestre de 2020. Tods serão apresentados à imprensa brasileira especializada em agosto.
O primeiro a chegar já foi anunciado. Trata-se do IEV40, modelo baseado no utilitário esportivo compacto T40 e que custa R$ 153,5 mil – antes, durante a pré-venda, o preço era de 139.990.
Em janeiro de 2020 é a vez de chegar o IEV20, um city car do porte do Volkswagen Up! – tem 3,77 metros de comprimento – e é baseado na nova geração do antigo J2, que chegou a ser vendido no Brasil, sem muito sucesso.
O IEV60 fecha o ciclo de carros 100% elétricos a serem lançados pela JAC Motors, com início das vendas programado, inicialmente, para o final do primeiro semestre de 2020. Como o próprio nome diz, é baseado no SUV T60 – veículo do porte do Jeep Compass.
Os preços do IEV20 e do IEV60 não foram revelados, assim como a expectativa de vendas. “Não faço e menor ideia neste momento”, reconheceu Habib. A garantia é de seis anos para os veículos – assim como os modelos à combustão hoje vendidos pela JAC – e de cinco anos para as baterias.
Uma das apostas da JAC para o mercado brasileiro é a picape elétrica. Focada em vender este veículo para empresas – especialmente às relacionadas ao segmento de energia elétrica –, a IEP303 desembarcará entre janeiro e fevereiro do próximo ano. Preço não foi definido.
Uma aposta imediata de Habib é o caminhão 100% elétrico. IET1200, o comercial tem PBT (Peso Bruto Total) de 5,5 toneladas e chega agora em agosto partindo aproximadamente de R$ 260 mil. “Carro elétrico é como comida orgânica. É mais caro”, comparou o presidente da JAC Motors do Brasil.
E mesmo não sendo um VUC (Veículo Urbano de Carga), a fabricante chinesa espera conseguir junto à Prefeitura de São Paulo o direito de o truck rodar no período comercial pelo centro expandido da cidade por conta de ser 100% elétrico, portanto, ecologicamente correto.
O IET1200 tem autonomia de 200 quilômetro e tem como principal vantagem o custo de uso. De acordo com Habib, o caminhão da JAC gasta para ‘encher o tanque’ (ter as baterias 100% recarregadas) R$ 30. Um veículo similar, mas que consome diesel, gasta em média R$ 150 para rodar os mesmos 200 quilômetros.
E assim como a picape, o foco do IET1200 (1200 significa o torque de 1200 NM, aproximadamente 120 kgf.m) são as empresas ligadas ao setor de energia elétrica. Habib tem convicção que as primeiras unidades serão testadas pelas empresas e, posteriormente, caso aprovadas, o número de vendas poderá crescer consideravelmente.