Oficial: Citroën C4 Cactus sai de linha no Brasil

SUV lançado no país em 2018 por iniciais R$ 68.990 deixa o mercado. Era o único carro da marca da era pré-Stellantis

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André Deliberato
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O Citroën C4 Cactus deixou oficialmente de ser oferecido pela marca francesa do Grupo Stellantis. A informação foi noticiada no começo da tarde desta segunda (9) pela revista Auto Esporte e depois pela Quatro Rodas. Posteriormente, a informação foi confirmada pela fabricante.

"A Stellantis confirma o fim da comercialização do Citroën C4 Cactus no Brasil. O modelo se tornou referência em ousadia, design e performance, e construiu um legado que será continuado pelos SUVs Basalt e Aircross. Ele segue sendo comercializado nos países importadores", afirma a Citroën.

Isso significa que o C4 Cactus deixa de ser vendido por aqui, mas que sua produção em Porto Real (RJ) continuará por mais algum tempo para atender a países que importam o carro.

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Segundo a Fenabrave, as vendas já estavam em nível mínimo: foram 3.674 unidades em 2023 e menos ainda este ano - desde maio, de acordo com a revista, o carro não emplacou mais de 100 unidades por mês.

Adeus, C4 Cactus

O C4 Cactus deixou de "fazer sentido" depois que a marca mudou seu formato de operação no Brasil e passou a oferecer carros mais acessíveis, como os três da família C-Cubed (C3, Aircross e Basalt).

Vale lembrar que o C4 Cactus é feito sobre a plataforma PF1 - a mesma usada pelos antigos Peugeot 208 e 2008, cuja produção migrou para a Argentina. Já há algum tempo sua fabricação em Porto Real (RJ) deixou de fazer sentido, pelo baixo número de vendas e por ser o único carro que ainda era feito sobre essa base.

O Citroën C4 Cactus deixa de ser oferecido no Brasil após seis anos. Vai fazer falta?
Crédito: Divulgação
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Tem mais: é praticamente certo que o Jeep Avenger será feito na planta carioca e, por mais que seja construído sobre o mesmo conjunto CMP da família de carros da Citroën, é preciso que haja espaço para isso. O Jeep Avenger deve ser lançado no Brasil em 2026.

Ou seja, por mais que a Citroën diga que a produção continuará para os países que importam o SUV, essa fabricação deve ser encerrada muito em breve. Senão não faria sentido tirar o carro de linha do nosso mercado. Com seu fim, "morre" também a fabricação dos motores 1.6 EC5 e 1.6 THP no Brasil.

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A história do hatch/SUV

O C4 Cactus nasceu com polêmica. No Brasil, foi enquadrado e tratado como SUV. Mas, lá na Europa, onde era oferecido desde 2014 - portanto quatro anos antes de chegar por aqui -, era vendido como hatch.

Abaixo, os pontos de maior destaque do modelo durante esses seis anos (2018-2024):

1. Lançamento (2018)

  • O C4 Cactus foi lançado oficialmente no Brasil em agosto de 2018
  • Posicionado como SUV compacto, marcou a entrada da Citroën no segmento
  • 2. Produção Local

    • O modelo foi fabricado na planta da Stellantis (antiga PSA) em Porto Real (Rio de Janeiro)
    • O carro brasileiro teve adaptações para o mercado local, como suspensão elevada e reforço na estrutura para rodar em estradas brasileiras
    • 3. Design e Diferenciação

      • O C4 Cactus ficou caracterizado pelo design ousado e moderno, com elementos como os airbumps (protetores nas laterais)
      • Apesar de controverso, o visual conquistava quem buscava algo diferenciado no segmento
      • 4. Motorização e versões

        • O C4 Cactus tinha motores 1.6 aspirado (115 cv) e 1.6 THP turbo (173 cv), com câmbio manual ou automático de seis marchas
        • 5. Foco em tecnologia e segurança

          • Introduziu itens avançados no segmento, como controle de estabilidade, assistente de frenagem e alerta de colisão
          • Também trouxe central multimídia moderna com compatibilidade para Android Auto e Apple CarPlay
          • 6. Recepção e mercado

            • Apesar do design, enfrentou desafios de vendas em um mercado dominado por concorrentes mais tradicionais, como Jeep Renegade, Honda HR-V e Hyundai Creta
            • Ainda assim, conquistou um público que valoriza estilo, conforto e desempenho
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