Agora é oficial: a Stellantis apresenta, na próxima semana, o novo Jeep Grand Cherokee, conforme antecipado pelo WM1 em abril do ano passado.
O SUV deve começar a ser vendido em versão única de acabamento e terá motor híbrido plug-in - representado na Jeep pela sigla 4xe, assim como no Compass.
A nova geração do modelo foi apresentada lá fora no final de 2021. Um dos modelos mais icônicos nos 80 anos de história da Jeep, o Cherokee estreou no mercado norte-americano a inédita versão híbrida.
Apesar do entre-eixos mais curto (2,96 m ante os 3,09 m do modelo de tamanho alongado), o SUV segue o estilo da variante "L" e mescla elementos estéticos do Compass com os do Grand Wagoneer, outro utilitário esportivo topo de gama da Jeep.
Lançado em 1992, o SUV entra na era da eletrificação com a versão 4xe. O conjunto motriz combina um motor 2.0 turbo a gasolina, conectado à caixa de câmbio automática de oito marchas, a outros dois motores elétricos, que são alimentados por baterias de 17 kWh de capacidade.
O resultado: 375 cv de potência e 64 kgf.m de torque – força suficiente para puxar os 2.720 quilos do carro (que ainda assim é inferior aos 3.265 quilos que o motor V8 era capaz de puxar).
Lá fora, a Jeep também disse que o modelo tem 40 quilômetros de autonomia no modo puramente elétrico e alcance 440 quilômetros no modo combinado (combustão e eletricidade), com consumo médio de 24,2 km/l.
Assim como no Compass 4xe, o carro deverá ter três modos de condução, que adequam o veículo de acordo com as condições de rodagem, inclusive em trechos off-road:
Independentemente do modo selecionado, o Grand Cherokee 4xe opera como um híbrido quando a bateria se aproxima de seu estado mínimo de carga.
Nos EUA, o SUV está disponível em quatro versões: Limited, Trailhawk, Overland, Summit e Summit Reserve - as configurações Laredo e Altitude são oferecidas somente com motores a combustão.
Por aqui, ainda não sabemos qual será (ou quais serão) a versão importada, mas apostamos na Limited.
Conhecido pela capacidade de rodar em condições no fora-de-estrada, o Grand Cherokee honra essa tradição em sua nova geração. Além dos avançados sistemas de tração 4x4 com diferencial de deslizamento limitado, o SUV é dotado de suspensão a ar com amortecimento eletrônico, que eleva a altura em até 28,7 cm, o que confere capacidade de travessia para alagamentos de até 61 cm.
Já o sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain permite escolher cinco modos de condução, que alteram os parâmetros do veículo de acordo com o terreno (Automático, Lama/Areia, Rocha e Neve).
A versão Trailhawk vendida lá fora, específica para o uso off-road, adiciona liberação eletrônica da barra estabilizadora para aumentar a articulação da suspensão dianteira em terrenos acidentados.
O modelo tem, ainda, controle de descidas e subidas, que aciona acelerador e freios de forma automática para manter uma velocidade constante e segura em trechos mais severos, e elimina a necessidade de intervenção pelo motorista.