Depois de revelar, no início do mês, o nome de seu novo produto, agora é oficial: eis a primeira imagem da Kia Tasman, a picape média que será lançada ainda este ano.
Seu objetivo é claro: ser mais uma opção no mercado de picapes "pequenas" dos Estados Unidos - portanto, abaixo do segmento das full-size, como Ford F-150, RAM 1500, Chevrolet Silverado e cia.
Por aqui, o papo será mais certeiro: encarar modelos como Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok e demais picapes médias vendidas no país.
Note que a imagem oficial que você confere no topo da página e novamente no corpo do texto, logo abaixo, mostra a Kia Tasman camuflada - estratégia comum entre as marcas.
Mas dá para ver que o modelo terá design mais "quadradinho", com dianteira alta, caixas de rodas bem marcadas e estilo clássico. Um desenho parecido com o da Jeep Gladiator, embora seja maior. Quase como uma picape com jeitão militar.
Alguns vídeos da picape camuflada rodando em testes pelos Estados Unidos mostram detalhes da cabine, que deverá ter os mesmos bancos do Sportage, o painel da moda - aquele com uma grande tela digital que integra o quadro de instrumentos e a central multimídia em uma mesma peça - e um seletor de marcha posicionado na coluna de direção.
O motor da Kia Tasman ainda não foi confirmado, mas a mídia americana crê em um 2.2 turbodiesel de quatro cilindros que é amplamente utilizado no Grupo Hyundai-Kia, por modelos como o novo SUV Santa Fe e o Sorento.
Nesses modelos, esse conjunto rende 200 cv de potência e aproximadamente 45 kgf.m de torque. Além disso, é sempre acoplado a uma caixa de câmbio automática de oito marchas.
Fontes ligadas à Kia confirmaram que a marca também estuda a ideia de uma versão de entrada mais simplificada, com câmbio manual, que ainda está para ser definida.
A Kia Tasman deve ter configurações com cabine simples e cabine dupla, e sempre com o maior nível de capacidade de tração 4x4, como um modelo dessa categoria exige.
A picape chegará antes na Austrália - vale lembrar que o nome é uma referência à Tasmânia, ilha encostada naquele país que é conhecida por lindas paisagens e por ser a terra do Taz, personagem animado do Looney Tunes -, e depois será lançada nos EUA, na Ásia, na América Latina, na África e no Oriente Médio.
A Kia já disse que pretende produzir mais de 100 mil unidades da Tasman por ano. Hoje, o mercado de picapes médias no Brasil emplaca cerca de 60 mil unidades por temporada.