A Omoda & Jaecoo, marca do grupo Chery, está pronta para estrear no Brasil. A partir de abril, cerca de mil unidades dos primeiros modelos desembarcarão no porto de Vitória (ES), vindas da China.
Os carros foram embarcados em 27 de fevereiro nos portos de Xangai e Tianjin e serão distribuídos para concessionárias espalhadas pelo país.
Os modelos que darão o pontapé inicial da marca por aqui são dois SUVs: o Omoda 5, elétrico, e o Jaecoo 7, híbrido plug-in. A expectativa é que eles sejam vendidos em mais de 50 concessionárias, que serão distribuídas por 17 estados.
Felipe Amaral, head de vendas e desenvolvimento de rede da O&J Brasil, afirma que a marca está na reta final para começar as operações e promete bom pacote de tecnologia e inovação.
Resta saber como os consumidores brasileiros vão receber esses novos modelos em um mercado cada vez mais disputado.
O Omoda 5 elétrico tem design ousado e linhas agressivas. Criado sob o conceito Art in Motion, o modelo tenta se diferenciar pelo visual. No interior, há duas telas digitais de 10,25 polegadas no painel, responsáveis por integrar funções de direção, climatização e entretenimento.
Em termos de números, o carro tem alcance de 450 quilômetros no ciclo WLTP. No entanto, por aqui, a autonomia deve cair cerca de 30% - e ter em média 315 quilômetros.
O motor elétrico do SUV é capaz de desenvolver 204 cv de potência e 34,7 kgf.m de torque. No Brasil, o Omoda 5 elétrico chegará para competir diretamente com o BYD Yuan Pro, outro SUV compacto 100% elétrico.
O Yuan Pro, que já conquistou espaço entre os elétricos acessíveis, aposta em eficiência e tecnologia para atrair consumidores. A briga promete ser intensa entre os dois modelos.
O Jaecoo 7 tem um estilo mais robusto, com linhas retas e uma grade frontal de barras verticais. O interior traz uma tela multimídia vertical de 14,8 polegadas, ar-condicionado de duas zonas e volante multifuncional. O sistema de infoentretenimento inclui reconhecimento facial e atualizações remotas.
O modelo utiliza o Super Hybrid System (SHS), um sistema híbrido plug-in que promete alta eficiência elétrica e baixo consumo. A marca afirma que ele também possui uma das melhores capacidades de recarga da indústria.
Na disputa entre SUVs híbridos plug-in, o Jaecoo 7 tem como principal rival o BYD Song Plus DM-i, um dos modelos mais bem avaliados do segmento.
Com bom desempenho e consumo eficiente, o Song Plus DM-i já se consolidou no mercado brasileiro, e o Jaecoo 7 terá que mostrar um bom custo-benefício para atrair os consumidores.
Com a chegada de mais uma marca chinesa ao mercado nacional, a dúvida que fica é se a Omoda & Jaecoo conseguirá se destacar.
O segmento de SUVs elétricos e híbridos segue crescendo, mas a concorrência é forte, com marcas já estabelecidas e outras chinesas que também apostam pesado nesse nicho. Agora, resta esperar os preços e conferir na prática se a novidade tem o que é preciso para conquistar os brasileiros.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade