Omoda & Jaecoo: data de início das vendas definida

Filial brasileira quer fabricar carros no Brasil em 2025; Omoda 5 e Jaecoo 7 chegam no primeiro trimestre

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André Deliberato
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A coligação de marcas Omoda & Jaecoo Brasil anunciou, durante sua coletiva no Festival de Interlagos - Carros 2024, detalhes de sua estratégia para início de operação no país - além de alguns desdobramentos sobre seu plano de negócio para os próximos três anos.

Inicialmente, a matriz chinesa fará um aporte de cerca de R$ 200 milhões para impulsionar a fase de introdução da companhia, com possível abertura de escritório, além de outras atividades essenciais.

De acordo com a empresa, esse investimento faz parte de uma estratégia global de tentar fazer a marca se expandir rapidamente em mercados classificados como "chave"- nosso país, portanto, será um dos pilares da marca para a região da América do Sul.

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"O Brasil sempre foi considerado estratégico e um dos mercados mais importantes para a Omoda & Jaecoo. Teremos produtos de alta tecnologia e sustentáveis e que se conectam à demanda que enxergamos neste imenso território", revela Mr. Shawn Xu, CEO global da empresa.

Omoda 5 EV
O Omoda 5 terá versões híbrida e elétrica no mercado brasileiro
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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A Omoda & Jaecoo também planeja ter uma fábrica no Brasil, elemento considerado fundamental dentro de sua estratégia de competitividade e expansão regional. Com uma planta em solo brasileiro, a ideia é posicionar a unidade também como polo de exportação para toda a região.

De acordo com executivos da fabricante, estudos e conversas caminham para uma concretização dessa ideia ainda em 2025. A O&J entende que a iniciativa vai além de ganhar escala comercial: é um compromisso com o Brasil, gerando emprego e oportunidades.

Obviamente, local, data de inauguração, volumes e demais informações ainda são mantidos sob sigilo até a concretização das análises.

Inicialmente, as duas marcas irão dividir as lojas e toda a operação será própria - ou seja, sem qualquer tipo de relação com o grupo Caoa (que seguirá como parceiro apenas da marca Chery).

Os carros vêm antes

Comercialmente, a O&J revelou já ter um plano estruturado inicial, com quase 50 lojas a serem inauguradas antes do início da fase de lançamentos.

Para os próximos três anos de operação, com o crescimento da oferta e aumento do portfólio, a O&J projeta inaugurar até 150 lojas em todo o território nacional - até lá, o line-up passará de dois para seis modelos, com promessa de diversidade de opções em motorização.

Inicialmente, como já mostramos aqui no WM1, serão dois modelos consideramos como "pilotos": o Omoda 5 - que terá versão híbrida e 100% elétrica - e o Jaecoo 7.

O Omoda 5 usa o mesmo 1.5 turbo de modelos híbridos da Caoa Chery — como Tiggo 5X, Tiggo 7 Pro e Arrizo 6. Já a versão elétrica tem design diferente na parte dianteira e grade totalmente fechada. Os detalhes técnicos ainda não foram integralmente revelados pela filial brasileira.

Já o Jaecoo 7 terá foco em um público mais premium, ainda que tenha conjuntos de motorização compartilhados com modelos da Omoda.

Além dessa dupla, a O&J planeja lançar por aqui também os modelos Omoda 3 e 7 e os Jaecoo 5 e 8 - todos eletrificados, seja em versão híbrida ou totalmente elétrica.

Os planos da coligação são ousados: vender 30 mil carros por ano. Só para efeito de comparação, a Caoa Chery emplacou 31,4 mil automóveis no mercado brasileiro em 2023

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