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Opel chega perto do país. Seria uma boa por aqui?

Agora da Stellantis, dona da Peugeot, marca começa a vender carros na Colômbia e no Equador e já importava para o Chile

por Redação WM1

A Opel, tradicional marca de automóveis alemã que pertencia à General Motors e hoje faz parte do Grupo Stellantis, revelou que vai começar a vender oficialmente seus modelos na Colômbia e no Equador, mercados sul-americanos muito parecidos com o brasileiro. A empresa também vende carros no Chile, desde 2017, e no Uruguai desde o começo deste ano, mas nada no Brasil ou Argentina.
Dona de projetos conhecidos, como os finados Chevrolet Corsa, Astra e Meriva (criados pela Opel nos anos 1990), a marca, no entanto, não revela ter planos para o Brasil. Em contato com o Grupo Stellantis, a resposta oficial da empresa é de que o Grupo não comenta sobre projetos futuros. Mas venha com a gente neste exercício de imaginação: quais carros atuais da Opel combinam com nosso mercado?
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Apesar de a Stellantis não falar sobre a possibilidade de ter a marca alemã no Brasil, o Grupo incluiu a Opel em uma série de vídeos próprios chamada "Marcas que Marcam", no Youtube, em que conta a história e a estratégia das divisões do grupo (veja o vídeo abaixo).

Carros da Opel: quais teriam mercado por aqui?

Principal responsável por vários projetos lançados no Brasil, como Vectra, Kadett, Omega, Monza e tantos outros modelos conhecidos que a Chevrolet vendeu por aqui, a Opel foi criada de forma independente em 1862, começou a fazer carros em 1899 e foi comprada pela GM em 1929. Tornou-se a divisão europeia da empresa na Europa. Em 2017, a marca foi adquirida pelo Grupo PSA, que desde o início deste ano pertence à Stellantis.
Nos países onde acaba de desembarcar, a empresa vai começar a vender os principais modelos de seu atual lineup. No Equador, a marca vai comercializar Corsa, Crossland, Grandland X, Combo e Vivaro - estes dois últimos são comerciais e mais voltados a vendas para empresas, e não para o consumidor final.
Na Colômbia, a gama é mais compacta: Crossland, Grandland X e Vivaro. São cinco lojas por lá, contra duas no Equador. Mas, afinal, quais carros combinariam com nosso mercado? Fizemos uma lista com cinco deles.

1. Opel Crossland

SUV compacto com porte de Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Honda HR-V e tantos outros modelos dessa categoria, o veículo da Opel pode até ser considerado o sucessor do Meriva. Apostamos que seria o principal modelo da marca por aqui. Usa a mesma plataforma que o Peugeot 2008 (na Europa) e tem o tamanho de um Chevrolet Tracker.
Para a América do Sul, chega importado com um motor 1.2 turbo de 110 cv (da mesma família que os propulsores PureTech da PSA Peugeot Citroën, de três cilindros) e com câmbio automático de seis marchas.

2. Opel Corsa

Este seria uma boa aposta só pelo nome, pelo amplo histórico que o Corsa deixou no Brasil durante os anos 1990, 2000 e início de 2010. Atualmente, o carrinho compartilha a base com o Peugeot 208 - que já é vendido por aqui, com produção na Argentina. Não tem configuração híbrida como alguns outros carros da marca, mas é muito econômico: com motor 1.2 a gasolina, faz até 23,3 km/l.
No Brasil, seria rival do carro mais vendido no país há cinco anos, o Chevrolet Onix, e de modelos como Fiat Argo, Toyota Yaris, Volkswagen Polo e Hyundai HB20, entre outros. E tem versão 100% elétrica também.

3. Opel Grandland X

Se tem SUV compacto, por que não SUV médio? O Grandland X é o utilitário que compartilha plataforma com o Peugeot 3008, que acaba de ser renovado em nosso mercado - os modelos têm a mesma base e também usam o mesmo motor 1.6 THP (turbo de alta pressão) de até 165 cv e 24,5 kgf.m de torque, com câmbio automático de seis marchas.
Por aqui, o Grandland brigaria com Jeep Compass, Volkswagen Taos, Toyota Corolla Cross, Chevrolet Equinox, Ford Territory e demais utilitários com preços na faixa de R$ 150 mil a R$ 200 mil. Tem até versão híbrida, assim como o modelo da Toyota.

4. Opel Astra

O Astra (por que não?) também seria uma boa pedida - mas entra em nossa lista mais pelo nome famoso. Hoje é vendido em carrocerias de cupê e perua. Poderia se tornar a única perua fora do mercado de luxo, embora saibamos que esses segmentos já não tenham tantos fãs por aqui...
Mas o Astra atual é lindo. Ou melhor, linda, já que é uma perua. Em Portugal, essa configuração de carroceria, chamada Sports Tourer, custa a partir de 25.570 euros (cerca de R$ 160 mil na cotação atual). É mais um carro que usa o moderno 1.2 turbo PureTech, só que com 130 cv.

5. Opel Zafira

Por que não considerar, também, a Zafira, hoje uma espécie de multivan do tamanho da Mercedes-Benz Vito? Recém-chegada aos dois mercados sul-americanos, o modelo tem versão 100% elétrica na Europa (chamada de Zafira-e-Life) e também carrega o histórico de ter sido um carro de muito sucesso por aqui durante os anos 2000.
Hoje, a Zafira só tem motores a diesel no Velho Continente (1.5 ou 2.0) ou a configuração eletrificada. Mas tem proposta bem familiar - segundo a Opel, "combina a flexibilidade com características excelentes e um aspecto premium, e por isso é uma das melhores opções para pessoas aventureiras". Discurso afinado, hein!?

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