Quando elaboramos a lista de 10 carros mais vendidos nos últimos 10 anos no Brasil, pudemos notar um fato interessante. Embora os SUVs tenham ganhado espaço no decênio, os veículos que mais fizeram sucesso foram os hatches compactos, "velhos de guerra" no mercado. Além disso, temos a presença de uma única picape no ranking.
A lista tem como base os números da Fenabrave, associação dos concessionários. Veja quais foram os 10 carros mais vendidos nos últimos 10 anos no Brasil.
O veterano da Fiat perdeu espaço com o passar dos anos, mas, mesmo assim, entra na lista de 10 carros mais vendidos nos últimos 10 anos. Muito especulou-se sobre o fim de sua produção em 2020, mas o modelo segue na ativa em 2021.
O Sandero foi por muito tempo responsável pelos bons números da Renault no Brasil. Hoje, a missão de sustentar o fabricante por aqui é do Kwid. Em 2020, inclusive, o subcompacto teve 49,475 unidades emplacadas contra 26.344 do hatch. Em janeiro passado, o "Sanderinho" amargou a trigésima colocação no ranking de mais vendidos, com 1.184 licenciamentos.
A Ford deixou o Brasil mesmo com o bom desempenho de vendas do Ka no decênio. Desde 2014, quando sua atual geração foi lançada, o hatch sempre figura entre os primeiros na lista de mais vendidos. Em 2020, por exemplo, foi o sexto carro mais licenciado do país, com 67.491 unidades comercializadas.
O Fox se sustentou no mercado graças à versão aventureira, pouco mais alta e com carinha de veículo fora de estrada. Hoje o modelo tem a configuração Xtreme, que segue molde similar. Por conta do bom desempenho nas vendas, a Volkswagen estica o quanto pode a vida deste que é o sétimo entre os 10 carros mais vendidos nos últimos 10 anos.
Durante pouco mais de duas décadas, o Palio foi um sucesso de vendas no Brasil. O modelo saiu oficialmente de linha em 2018, quando abriu espaço para o Argo, mas mantém o sexto posto nesse ranking.
O Hyundai HB20 trava duelo pela liderança do mercado com o Chevrolet Onix desde 2013. Lançado em 2012, o modelo da marca sul-coreana já esteve mais próximo do rival em vendas, mas ainda mantém a segunda posição e, claro, bom volume de vendas. Em 2020, 86.548 unidades do hatch foram emplacadas, contra 135.351 do modelo da GM.
Única picape do ranking, a Strada quase bateu incríveis 1 milhão de unidades comercializadas no decênio. Não à toa, o modelo nada de braçada na seara dos comerciais leves. Tamanho é seu sucesso, que chegou a ser a líder geral de vendas em setembro do ano passado, quando destronou o Chevrolet Onix.
O primeiro carro do ranking a bater a marca de 1 milhão de unidades vendidas nos últimos 10 anos é o Uno. O compacto perdeu muito espaço nos últimos anos para projetos mais novos. Tanto que teve 22.737 unidades emplacadas em 2020 contra 46.617 de Mobi e 65.937 de Argo. No entanto, muito graças ao velho Mille, comercializado até 2013, o hatch figura no top 3 do ranking.
A ascensão do Chevrolet Onix impressiona. Em 2013, seu primeiro ano completo no mercado, o modelo ficou em sétimo entre os mais vendidos - com 122.332 unidades emplacadas. Em 2015, o hatch assumiu a liderança e de lá nunca mais saiu. No ano passado, teve 135.531 licenciamentos, bem à frente do Hyundai HB20 (86.548). Mesmo com todo o sucesso, o Onix não conseguiu desbancar o campeão, que foi o...
O tradicional modelo da Volkswagen já não é mais o fenômeno de outrora, mas ainda vende bem. Tanto que fechou 2020 com pouco mais de 71 mil unidades emplacadas. Nos últimos 10 anos, o Gol só não esteve entre os cinco mais vendidos do Brasil em 2016. Desempenho invejável que o coloca no topo do decênio.