As vendas de carros elétricos vêm aumentando nos últimos anos, mas a autonomia desses modelos ainda é um empecilho para os usuários que percorrem grandes distâncias, por limitá-los ao uso majoritariamente urbano.
No entanto, os fabricantes têm trabalhado para aumentar a eficiência das baterias e, assim, possibilitar que os carros movidos a eletricidade possam rodar distâncias maiores até chegar com segurança em um local de recarga.
A lista abaixo, dominada por modelos da Tesla, mostra os cinco elétricos com maior autonomia à venda atualmente no mundo - infelizmente, nenhum deles ainda é vendido oficialmente no Brasil.
O crossover desenvolvido a partir da plataforma do sedã Model S chama a atenção pelas portas traseiras com abertura vertical e pela ampla cabine com capacidade para sete ocupantes. Os dois motores elétricos enviam às quatro rodas 535 cv, potência suficiente para atingir os 100 km/h em 4,6 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.
A versão com maior autonomia do modelo de entrada da Tesla é dotada de dois motores elétricos, que conferem tração nas quatro rodas. Apesar da aparência de sedã médio, o Model 3 Long Range acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge 233 km/h de velocidade máxima. Cada recarga fornece energia suficiente para rodar 580 km.
O crossover inspirado no icônico Mustang pode ser equipado com um ou dois motores elétricos e tração traseira ou integral, dependendo da configuração. Na variante de maior autonomia, a bateria de 98,7 kWh permite rodar até 610 km a cada recarga.
Para favorecer a economia de energia, o desempenho do motor de 216 cv é o mais comedido da gama, mas suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em bons 7 segundos e alcançar 180 km/h de velocidade final.
A versão mais poderosa do Model S foi desenvolvida como resposta aos esportivos Porsche Taycan Turbo S e Lucid Air. O conjunto formado por três motores elétricos entrega nada menos que 1.115 cv de potência, com 830 km de autonomia.
Segundo a Tesla, o Model S Plaid acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,1 segundos. Nos testes do fabricante, o super elétrico percorreu 400 metros em 9 segundos e atingiu 320 km/h de velocidade máxima.
Apresentado em 2016, ainda como um conceito, o Lucid Air já está à venda nos Estados Unidos por preços que partem de US$ 80 mil (cerca de R$ 432.700 na cotação atual) e chegam a US$ 169 mil (R$ 914 mil), dependendo da versão. Curiosamente, ele foi projetado por Peter Rawlinson, engenheiro-chefe do Tesla Model S.
O Lucid Air é movido por dois motores alimentados por um conjunto de baterias de 113 kWh. A potência do conjunto varia de 620 cv (653 km de autonomia) a 1.080 cv (809 km). Mas é na versão intermediária, de 800 cv, que o sedã elétrico consegue rodar uma distância maior: 832 km.