O mercado de carros usados é muito muito maior que o de modelos zero quilômetro e isso é algo extremamente comum - não só no Brasil, mas em qualquer lugar do mundo. E nós estamos sempre de olho nisso por aqui também. Você tem ideia de quais os carros usados mais vendidos no Brasil?
Para satisfazer essa curiosidade, resolvemos criar uma lista segundo dados da Fenabrave (associação das concessionárias) para dizer quais foram os cinco usados mais negociados de 2021. Tem algum palpite? Sabe qual é o modelo que nunca saiu do topo desse ranking? Pois se você já imagina qual seja, vamos a ele.
Sim, meus amigos, o Volkswagen Gol continua arrebentando no mercado de usados mesmo tendo deixado a liderança do segmento de veículos zero km em 2013. De acordo com a Fenabrave, foram 854.355 unidades negociadas do hatch no ano passado, número que é mais de sete vezes maior que o de Fiat Strada zero km (o carro zero mais vendido no Brasil no ano passado) emplacadas em toda a temporada.
Outro que ainda não saiu do topo do ranking foi o Fiat Palio - e se você agora pensou no Uno, fique calmo e se prepare para o spoiler, pois ele é o terceiro. O Palio, que foi o carro zero km mais vendido do Brasil em 2014 - entre o final do império do Gol e o início da era Onix - teve 517.057 registros de troca de dono no ano passado, de acordo com a Fenabrave.
O legado do Uno, que teve uma série de despedida no final de 2021 para marcar seu desfecho, ainda está longe de chegar ao fim no mercado de usados. De acordo com a Fenabrave, foram 495.659 novos registros de vendas no ano passado. Vale registrar que, juntos, Uno e Palio superam o VW Gol no total de novos licenciamentos, embora este número já não valha tanto para as fabricantes.
A líder do mercado de carros zero km de 2021 também aparece em nosso ranking de usados, mas só no quarto lugar. A Fiat Strada, que sempre vendeu mais que a rival Volkswagen Saveiro, teve o registro de 324.678 trocas de propriedade no ano passado. Com o avanço da atual (e nova) geração, que vende muito, é de se esperar que esse número só cresça nos próximos anos.
Fora do mercado de carros zero km desde 2015, o Celtinha segue bastante procurado entre os usados e seminovos. De acordo com a Fenabrave, foram 305.901 unidades negociadas no ano passado.
Apenas para registro, completam o top 10 desse ranking: Onix (277.836); Fox (268.908); Corolla (262.874); Ford Ka (245.906) e Fiesta (240.589).