Os carros elétricos ainda são para poucos no Brasil devido ao preço e também pela escassa estrutura de abastecimento, o que faz da autonomia dos modelos uma questão a ser analisada pelo consumidor. Porém, algumas marcas já iniciam o processo de eletrificação de suas gamas ao oferecer modelos movidos a bateria.
Já havíamos publicado a lista dos cinco carros elétricos com maior autonomia no mundo. Nessa nova relação, vamos mostrar os 10 elétricos com maior autonomia à venda no mercado brasileiro, de acordo com os dados informados pelos fabricantes. Os preços não incluem opcionais e estações de recarga domésticas.
A primeira picape elétrica de produção em série do mundo é vendida no Brasil com uma proposta voltada ao uso comercial. Equipada com um motor de 150 cv de potência e 34 kgf.m de torque, que traciona somente as rodas traseiras, a JAC iEV330P tem capacidade de carga de 800 kg.
O compacto é o único da lista que tem um pequeno motor a combustão que funciona como gerador de energia para as baterias. O motor elétrico entrega 170 cv e 25,5 kgf.m para levar o i3 aos 100 km/h em 7,3 segundos.
A versão elétrica do SUV médio da marca chinesa é equipada com um motor que fornece os mesmos 150 cv e 34 kgf.m da picape iEV330P. O iEV60 acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, desempenho superior ao da maioria dos SUVs a combustão.
Um dos elétricos mais vendidos do mundo, o Leaf é importado da Inglaterra equipado com um motor que fornece 149 cv e 32,6 kgf.m. Capaz de atingir os 100 km/h na casa dos 8 segundos, o hatch tem desempenho mais do que satisfatório para o uso diário.
O elétrico mais em conta do Brasil tem uma proposta essencialmente urbana. A JAC divulga uma aceleração de 0 a 50 km/h em 4,9 segundos. O motor de apenas 68 cv compensa a baixa potência com o bom torque de 21,9 kgf.m, força suficiente para cumprir com boa disposição as tarefas do trânsito das grandes cidades.
O hatch foi recém-reestilizado e até ganhou uma variante SUV nos Estados Unidos. Além do bom nível de equipamentos e do espaço interno de minivan, o Bolt é equipado com um motor elétrico de 203 cv e 36,7 kgf.m, que permite acelerar de 0 a 100 km/h abaixo dos 8 segundos.
O primeiro carro elétrico de produção em série da marca alemã é um SUV grande com desempenho de esportivo. Dois motores movidos a bateria entregam 408 cv e 77,5 kgf.m, força suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos.
O primeiro Audi elétrico de produção é movido por dois motores, que entregam potência e torque combinados de 355 cv e 57,1 kgf.m, respectivamente. O e-tron faz de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 200 km/h. Entre os seus opcionais estão as câmeras externas que fazem o papel dos espelhos retrovisores.
O primeiro carro elétrico da marca britânica é um SUV dotado de dois motores, que entregam 400 cv e 71 kgf.m. O I-Pace acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos e também tem velocidade final limitada em 200 km/h para economizar a carga das baterias.
Em sua versão de entrada, o Taycan é dotado apenas de tração traseira. O motor elétrico entrega 326 cv, mas pode chegar a 408 cv no modo Overboost. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,4 segundos. A autonomia é de 484 km.
A partir da configuração 4S, o Taycan conta com tração integral. Nesse caso, são 530 cv de potência e autonomia de 407 km. Na versão Turbo são 680 cv e alcance de 450 km. Já a topo de linha Turbo S entrega 761 cv e pode rodar até 412 km.