Todo o início de mês, a Fenabrave, associação que representa as concessionárias de automóveis em todo o Brasil, divulga um relatório com os números consolidados dos carros mais vendidos do período anterior, com os veículos mais emplacados de cada segmento.
Temos em mãos, portanto, os recém-anunciados dados de março de 2021. Abaixo, WM1 vai apontar quem foram os líderes das cinco principais categorias do mercado: hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos.
A Hyundai comemora muito o fato de ter levado a medalha de ouro entre os carros mais vendidos do Brasil em março, algo bastante difícil de ser conquistado no meio do império do Chevrolet Onix. De acordo com a Fenabrave, o HB20 foi o hatch mais emplacado do mês passado, com 8.012 unidades.
O segundo colocado foi, claro, o carro da GM, com 7.933 licenciamentos, enquanto a terceira posição ficou com o Volkswagen Gol, que teve 6.891 emplacamentos. O Fiat Mobi foi o quarto colocado, com 6.725 unidades, seguido pelo Renault Kwid, que emplacou 5.094 carros.
Mais uma vez o Onix Plus foi o sedã mais vendido no mês, com 5.450 licenciamentos registrados pela Fenabrave em março. Sempre importante lembrar que a entidade contabiliza a nova geração do carro e também o antigo Prisma, que há algum tempo é chamado de "Joy Plus".
Na lista de sedãs mais vendidos, o segundo colocado foi mais uma vez o Toyota Corolla, que emplacou 4.109 unidades no mês passado; e o terceiro foi o Volkswagen Voyage, veterano, com 3.695 registros de acordo com o relatório da entidade.
Depois de dois meses de domínio do Jeep Renegade (janeiro e fevereiro), o Chevrolet Tracker resolveu dar às caras e assumir a liderança do segmento de SUVs em março. O carro da GM emplacou 6.410 unidades no mês passado, seguido de perto pelo modelo da FCA (ainda o líder no acumulado do ano), que teve 6.186 registros, e pelo Hyundai Creta, com 6.173 licenciamentos, em terceiro.
Na sequência vemos o Volkswagen T-Cross, em quarto, com 5.289 licenciamentos, e o Jeep Compass, em quinto, com 5.211 veículos emplacados no mês passado.
No segmento em que a FCA (Fiat Chrysler Automóveis), agora do conglomerado Stellantis, domina, nada mudou mais uma vez em março: Fiat Strada líder com folga, com 10.268 emplacamentos (portanto também o automóvel mais vendido o do país no mês passado), e Toro (6.708 unidades) em segundo, formam mais uma vez a dobradinha, assim como em 2020.
A Toyota Hilux foi de novo a terceira colocada, com 3.233 licenciamentos, seguida pela Volkswagen Saveiro, que teve 2.910 vendas registradas; e pela Ford Ranger, em quinto, com 2.386 unidades emplacadas.
O Porsche 911 vendeu incríveis 101 unidades em março e disparou no ranking do acumulado do ano. A meta da empresa é terminar o ano na frente da concorrência, mais uma vez. O segundo colocado foi o Taycan, superesportivo 100% elétrico da marca alemã, que emplacou 49 veículos.
O Ford Mustang, que havia vendido impressionantes 85 unidades em janeiro, emplacou apenas 11 no mês passado - e foram somente 28 em fevereiro. No ano, o pódio que envolve estes três veículos fica com Porsche 911 (241 unidades), Porsche Taycan (156) e Ford Mustang (124).
É importante sempre destacarmos que nessa categoria leva-se em conta somente modelos naturalmente "nascidos" esportivos. Não são considerados, por exemplo, versões esportivas de carros que já existiam, como BMW M3, Renault Sandero RS ou Audi RS6, entre outros.