Todo o início de mês a Fenabrave, associação que representa as concessionárias de todo o Brasil, elabora um relatório com os números consolidados de vendas do mês anterior, com os carros mais vendidos por cada segmento
Temos em mãos, portanto, os recém-divulgados dados de novembro. Abaixo, WM1 vai apontar quem foi o líder das cinco principais categorias do mercado: hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos.
Como já acontece há alguns anos, o Chevrolet Onix foi o carro mais vendido de todo o mercado também em seu segmento. Vale lembrar que agora a nova geração do modelo também começou a ser emplacada. Em novembro, foram 19.184 unidades emplacadas, número que mantém a excelente média do modelo ao longo do ano - o 2º colocado, para se ter uma noção, foi o Ford Ka, com 8.968 licenciamentos, menos da metade que o primeiro. Em 11 meses, o já Onix acumula 219.771 vendas.
O Onix Plus é um sucesso, conforme
target="_blank" rel="noopener">antecipamos em vídeo aqui no WM1. Os números não mentem: em seu segundo mês "cheio" de vendas, foram 8.092 licenciamentos, número que já o coloca como quarto carro mais vendido do país e também o sedã mais vendido de todo o mercado. Nessa lista de sedãs, aliás, o segundo colocado foi o Ford Ka Sedan, que vendeu 5.159 unidades em novembro.
Em novembro o Volkswagen T-Cross assumiu a liderança entre todos os SUVs vendidos no Brasil, tirando o primeiro lugar do pódio do Jeep Renegade. Foram 6.256 emplacamentos, contra 6.233 unidades do Renegade (2º) e 5.200 do Jeep Compass, que ficou em terceiro. No acumulado do ano, porém, a Jeep já canta a vitória: são 63.022 licenciamentos do Renegade, primeiro colocado; 54.524 do Compass, vice; e 50.837 emplacamentos do Hyundai Creta, terceiro na posição geral entre SUVs.
Este é um segmento em que a FCA (Fiat Chrysler Automóveis) segue inabalável: as Fiat Strada, com 6.412 emplacamentos, e Toro, com 6.281 unidades, fizeram a dobradinha mais uma vez. No acumulado do ano o "dueto" é o mesmo: Strada com 69.947; e Toro com 59.078 licenciamentos - a terceira, Volkswagen Saveiro, já está lá atrás, com 38.914 unidades (foram 3.440 em novembro).
Se neste segundo semestre o BMW Z4 chegou a tomar a liderança do Ford Mustang, em outubro e mais uma vez agora em novembro o muscle car deu o troco. Foram 28 vendas do Mustangão, contra apenas 12 do roadster da BMW, que ficou na quarta colocação ao lado do Chevrolet Camaro. Em segundo, Porsche 911, com 19 unidades; e em terceiro, Porsche Boxster, com 14 emplacamentos.
No ano, Mustang segue líder com 367 licenciamentos, seguido por Porsche 911 (232), Boxster (198) e BMW Z4 (193). O Camaro, grande rival do Mustang, vendeu 147 unidades até agora em 2019.
É importante destacar que nessa categoria leva-se em conta somente modelos naturalmente "nascidos" para serem esportivos. Não se consideram por exemplo versões esportivas de carros que já existem, como BMW M3, Renault Sandero RS ou Audi RS6, entre outros.