O segmento de hatches é outro que sente os efeitos dos SUVs. As vendas deste tipo de carroceria recuaram 28% no país em 2021, e hoje representam pouco mais de 1/5 do mercado brasileiro. Mesmo assim, esta categoria está longe de arrefecer em 2022. Pelo contrário.
Na segunda reportagem da série sobre as estreias do ano - iniciada com os SUVs que virão por aí -, trazemos os hatches que serão lançados em 2022. Teremos desde produtos inéditos no país, até remodelações aguardadas e novos conjuntos mecânicos para modelos consagrados.
O ano nem começou e a Toyota já vai estourar o espumante. É que a marca apresenta oficialmente a linha 2023 do Yaris esta semana, no dia 13 de janeiro. O hatch será renovado por dentro e por fora, com inspiração no face-lift aplicado em mercados asiáticos, onde se chama Vios.
O compacto só será comercializado com o motor 1.5 16V (que receberá nova calibração) e câmbio CVT - o 1.3 dará adeus. Ao mesmo tempo ganhará mais equipamentos de segurança, como sete airbags para todas as versões e reforços estruturais. Deve durar mais uns dois anos até a chegada dos novos SUVs compactos Raze e Yaris Cross.
Outro hatch que será lançado em 2022 já com data marcada e daqui a pouco (dia 20 de janeiro) é o Kwid. A linha 2023 do carro mais barato do país vai beber na fonte do original indiano, com faróis principais finos, grade com filetes horizontais e novo para-choque. Na cabine, deve ganhar quadro de instrumentos eletrônico. A Renault acaba de divulgar a primeira imagem oficial do Kwid que será lançado por aqui.
O motor 1.0 três-cilindros vai receber comando variável, como nas linhas Sandero e Logan - para se enquadrar no Proconve. Também são aguardados reforços estruturais e controles de estabilidade e de tração - em algumas versões - para melhorar o nível de segurança do carro.
Segundo carro mais emplacado pela Fiat em 2021, o Argo terá muitas novidades para contar neste início de ano. As versões mais caras do hatch passarão a ser equipadas com o motor 1.0 GSE turbo de 130/125 cv - que estreou no SUV Pulse - no lugar do 1.8 aspirado.
De quebra, a linha ainda ganhará a nova caixa automática do tipo CVT com sete marchas simuladas. A transmissão vai trabalhar com o novo motor turbinado, como também com o 1.3 aspirado Firefly, que foi recalibrado para atender as normas do Proconve e agora gera até 107 cv.
Um dos mais aguardados hatches que serão lançados em 2022 é a terceira geração do C3. Altinho, o compacto tem jeitão de SUV, mas não terá esta função dentro do portfólio da marca francesa. Um crossover a partir desta base está previsto para 2023, conhecido como Projeto CC24, mas que deverá ser o novo Aircross.
O novíssimo C3 hatch está cotado para ser apresentado em março. Fruto de uma versão simplificada da arquitetura modular CPM (que serve ao Peugeot 208) e produzido em Porto Real (RJ), o modelo vai se valer do Grupo Stellantis para ter os motores 1.0 6V Firefly aspirado - de origem FCA - com câmbio manual e o 1.6 16V dos tempos de PSA, com caixa automática de seis velocidades.
Outro que chega por volta de março é o inédito City hatch. Baseado na terceira geração do sedã - lançado no fim do ano passado -, o novo compacto terá a difícil missão de atender aos órfãos do consagrado Fit.
Para tal, trará a mesma cabine versátil do monovolume, com o sistema de bancos flexíveis Magic Seat. Serão quatro versões, sempre com o mesmo motor do sedã, o 1.5 aspirado com injeção direta e 126/124 cv, aliado ao câmbio automático do tipo CVT com sete marchas virtuais.
O Polo é mais um dos hatches que serão lançados em 2023 para marcar a renovação da gama compacta da Volkswagen. A linha 2023 do modelo está prevista para ser mostrada entre abril e maio e seguirá o face-lift adotado no mercado europeu no ano passado. Na cabine, esperanças por um acabamento mais condizente com a proposta do carro.
O hatch estreará uma nova versão de entrada, chamada Track. Com molduras nas caixas de rodas e detalhes escurecidos nos para-choques para dar um jeitão "aventureiro", além de motor 1.0 aspirado com câmbio manual, terá a função de ocupar o buraco deixado pelo Fox e se aproximar do Gol. No restante da gama, os motores turbo TSI 1.0 e 1.4 (este na esportiva GTS) e câmbio automático.
O 208 está entre os hatches que serão lançados em 2022 porque ganhará o motor turbo de origem FCA. Trata-se do mesmo 1.0 GSE três-cilindros que estreou no Pulse e que equipará versões mais caras do Argo, com 130/125 cv de potência. Atualmente, a linha do compacto é negociada apenas com o 1.6 16V de 118/115 cv.
Entre os hatches que serão lançados em 2022, tem outro que vai adotar motor turbo. O aventureiro da Hyundai usará o 1.0 de 120 cv que estreou na gama HB20 (hatch e sedã) e recentemente foi incorporado à linha do SUV Creta. Com isso, o atual 1.6 16V sai de cena.