Toda história tem início e não poderia ser diferente com marcas de automóveis. Alguns fabricantes consolidados no mercado mundial começaram suas histórias com primeiros carros de projeto acanhado antes de serem reconhecidos por máquinas desejadas.
Por outro lado, algumas outras partiram de modelos de prestígio antes de ficarem conhecidas por carros populares - e que, muitas vezes, acabaram se tornando o primeiro veículo motorizado de muitas famílias. Curioso, né?
Com base na lista das maiores marcas de carro do começo dessa década, listamos abaixo quais foram os primeiros modelos de cada fabricante.
Hoje, as cinco marcas de carro mais antigas que existem são Peugeot (1803), Vauxhall (1857), Fiat (1899), Ford (1903) e Rolls-Royce (1906). Mas listamos as empresas mais conhecidas do público brasileiro.
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O primeiro carro produzido pela Toyota foi o AA. Lançado em 1936, teve 1.404 unidades produzidas até 1943.
Equipado com um motor 3.4 de seis cilindros, o projeto teve forte inspiração nos automóveis americanos da época, já que a própria marca assumiu que realizou a engenharia reversa de veículos da Ford, Chevrolet e Chrysler para desenvolver o AA.
Apenas uma unidade do carro - ainda que bastante descaracterizada - sobreviveu até os dias atuais e está em um museu nos Países Baixos. A própria Toyota tem só uma réplica do seu primeiro carro (o exemplar da foto acima), que hoje é parte do acervo histórico da companhia.
O pioneiro da Volkswagen talvez seja um dos "primeiros carros" mais conhecidos da história. O modelo que no Brasil ganhou o nome Fusca surgiu em 1938 com o nome oficial de KdF-Wagen, em alusão ao órgão governamental alemão responsável por sua produção.
O nome Volkswagen - para a marca e o modelo - veio só depois da Segunda Guerra Mundial, quando a produção do antigo KdF foi reiniciada e o carrinho se tornou um sucesso.
A Honda hoje é conhecida por produzir muitos carros que são objeto de desejo, como o esportivo Civic Type R - clique aqui para ler nosso teste. Mas a primeira aposta da marca no segmento de automóveis foi muito mais voltada à praticidade.
Surgida nos anos 1940 como fabricante de motos, a empresa lançou em 1963 o modelo T360, que foi o primeiro veículo Honda de quatro rodas feito em série.
A picape de pequeno porte era produzida com um motor 0.4 de quatro cilindros e 30 cv, e que permitia ao modelo atingir 100 km/h.
O primeiro automóvel produzido pela Hyundai, em 1968, foi o sedã médio europeu Ford Cortina, resultado de um acordo entre o grupo industrial sul-coreano e a gigante americana. Já o primeiro veículo desenvolvido pela própria Hyundai, conhecido como Pony, surgiu apenas em 1975.
O Pony (da foto acima) foi resultado de um verdadeiro esforço multinacional: projetado por um time comandado por engenheiros britânicos, teve carroceria desenhada pela Italdesign (responsável pelo Volkswagen Passat de 1ª geração) e motores e câmbios fornecidos pela japonesa Mitsubishi.
Muita gente acha que o Modelo B - o primeiro carro produzido em linha de produção - foi o carro pioneiro da Ford. Mas, antes disso, a marca americana já fabricava veículos. Ainda que da mesma maneira - quase artesanal - que as outras empresas da época.
O primeiro desses foi o Modelo A, revelado em 1903 e que teve produção de 1.750 unidades. Ele era equipado com um motor boxer de dois cilindros e 6 cv. A velocidade máxima era de 45 km/h.
A Nissan surgiu a partir de diversas fusões de grupos industriais japoneses, que desde os anos 1920 ensaiavam a produção de carros naquele país... Mas só ganhou impulso na década seguinte.
O primeiro carro com a marca Nissan foi lançado em 1938. Era um modelo equipado com motor 3.6 de seis cilindros e tinha o mesmo porte dos Ford e Chevrolet da época.
O pioneiro era baseado em um projeto da americana Graham Paige, que inclusive vendeu o ferramental para a produção.
Hoje parte do mesmo grupo da Hyundai, a Kia já foi uma marca independente. Mas que seguiu um caminho parecido com o da então concorrente para a produção de carros. A Kia fabricou seu primeiro automóvel, o japonês Mazda Familia de 2ª geração, em 1967.
Mas com o fim da produção do Família de 2ª geração no Japão, a empresa sul-coreana comprou o ferramental do modelo e o relançou em 1974, com o nome de Kia Brisa, apostando na reestilização.
A japonesa Suzuki entrou no ramo dos veículos inicialmente com a produção de motos e só em 1955 apresentou seu primeiro automóvel, um minicarro chamado Suzulight.
Inspirado no alemão Lloyd 400, foi lançado com um propulsor 0.4 de dois cilindros, dois tempos e refrigeração a ar, com potência de 13 cv. Podia chegar a 85 km/h.
A Chevrolet foi fundada em 1911 como marca independente - que só em 1917 se uniria à General Motors.
O primeiro carro da empresa, o Type C Classic Six, começou a ser fabricado em 1912 e era um modelo de prestígio, equipado com motor de seis cilindros e cerca de 40 cv.
Sofisticado, era bem diferente dos modelos mais acessíveis que seriam produzidos nos anos seguintes, moldados para encarar diretamente o Modelo T, da Ford.
A Mercedes-Benz é uma das poucas marcas dos primeiros anos da história do automóvel que continuam na ativa até os dias atuais. O ancestral de todos os carros da marca da estrela é o Benz Patent Motorwagen, de 1885, considerado o primeiro automóvel da história.
O modelo usava um motor 1.0 monocilíndrico de quatro tempos, capaz de desenvolver 0,9 cv, o suficiente para permitir que a máquina atingisse a velocidade de 16 km/h.