Onipresentes no trânsito brasileiro, os carros produzidos por marcas japonesas são um sucesso no Brasil. Sinônimos de robustez e confiabilidade, os modelos já não são importados diretamente do Japão, mas continuam com o "DNA oriental".
No dia em que se comemora os 112 anos da imigração nipônica para o nosso país, selecionamos os primeiros carros japoneses no Brasil, que chegaram por aqui na retomada das importações de veículos, no começo da década de 1990. Confira!
A Suzuki abriu os trabalhos em 1991 e foi a primeira a trazer os carros japoneses para o Brasil. Os pioneiros modelos importados do país oriental foram o hatch Swift e o utilitário esportivo Vitara.
A Nissan também não perdeu tempo e trouxe logo três modelos de uma vez, em 1991. Os sedãs Máxima e Sentra, além do utilitário Pathfinder.
O primeiro carro japonês no Brasil a ser comercializado pela Mitsubishi continua à venda até hoje. Trata-se da picape L200. Posteriormente, a marca trouxe o utilitário Pajero Full.
A escolha de trazer logo de cara dois sedãs para o país deu certo para Toyota. Se o Camry não se tornou um sucesso de vendas, o Corolla virou referência no segmento três-volumes. De qualquer forma, estão entre os pioneiros carros japoneses no Brasil.
A Honda também apostou em um sedã, mas não foi o Civic. O primeiro carro a desembarcar no Brasil foi o Accord. Depois vieram a linha Civic, a minivan Odyssey e o cupê Prelude.
Menos popular que as marcas anteriores, a Subaru também foi a responsável pelos primórdios dos carros japoneses no Brasil na década de 1990. A marca trouxe o sedã Legacy e o esportivo SVX.
Apesar de não estar mais oficialmente no Brasil, a Mazda entrou no mercado nacional na reabertura das importações e ficou por aqui até o início dos anos 2000. Sua gama de opções, inclusive, era a mais extensa, com MX-3, MX-5, 626 e Protegé.
Outra marca que trouxe os primeiros carros japoneses no Brasil e saiu oficialmente do país, a Daihatsu - divisão da Toyota - tentou fazer sucesso por aqui com o SUV compacto Terios e o pequenino Cuore.