No dia em que se comemora os 112 anos da imigração nipônica para o nosso país, selecionamos os primeiros carros japoneses no Brasil, que chegaram por aqui na retomada das importações de veículos, no começo da década de 1990. Confira!
Veja ofertas imperdíveis de carros 0km, seminovos e usados no Mega Feirão Webmotors
Suzuki
A Suzuki abriu os trabalhos em 1991 e foi a primeira a trazer os carros japoneses para o Brasil. Os pioneiros modelos importados do país oriental foram o hatch Swift e o utilitário esportivo Vitara.
Nissan
A Nissan também não perdeu tempo e trouxe logo três modelos de uma vez, em 1991. Os sedãs Máxima e Sentra, além do utilitário Pathfinder.
Mitsubishi
O primeiro carro japonês no Brasil a ser comercializado pela Mitsubishi continua à venda até hoje. Trata-se da picape L200. Posteriormente, a marca trouxe o utilitário Pajero Full.
Toyota
A escolha de trazer logo de cara dois sedãs para o país deu certo para Toyota. Se o Camry não se tornou um sucesso de vendas, o Corolla virou referência no segmento três-volumes. De qualquer forma, estão entre os pioneiros carros japoneses no Brasil.
Honda
A Honda também apostou em um sedã, mas não foi o Civic. O primeiro carro a desembarcar no Brasil foi o Accord. Depois vieram a linha Civic, a minivan Odyssey e o cupê Prelude.
Subaru
Menos popular que as marcas anteriores, a Subaru também foi a responsável pelos primórdios dos carros japoneses no Brasil na década de 1990. A marca trouxe o sedã Legacy e o esportivo SVX.
Mazda
Apesar de não estar mais oficialmente no Brasil, a Mazda entrou no mercado nacional na reabertura das importações e ficou por aqui até o início dos anos 2000. Sua gama de opções, inclusive, era a mais extensa, com MX-3, MX-5, 626 e Protegé.
Daihatsu
Outra marca que trouxe os primeiros carros japoneses no Brasil e saiu oficialmente do país, a Daihatsu - divisão da Toyota - tentou fazer sucesso por aqui com o SUV compacto Terios e o pequenino Cuore.
Comentários