Os pneus estão entre os itens de segurança mais importantes de um carro, uma vez que são o único contato do veículo com o asfalto, areia, terra ou qualquer outro tipo de piso. Quando chega a hora de trocá-los por novos, muitos motoristas apelam para uma alternativa bem mais barata, mas também bastante perigosa, conhecida como riscagem ou frisagem de pneus.
A riscagem ou frisagem é um procedimento feito por borracheiros, que usam um instrumento de ferro aquecido para aprofundar ou abrir novos sulcos na banda de rodagem de pneus já desgastados pelo uso.
O serviço, que chega a custar 10% de um pneu novo, reduz ainda mais a espessura da borracha do pneu velho. Além de comprometer a segurança em curvas e frenagens, a riscagem deixa a estrutura metálica do pneu mais vulnerável a impactos contra buracos, pedras e imperfeições do piso.
Dessa forma, há risco muito maior de um pneu riscado estourar, o que leva à perda de controle do veículo e, consequentemente, a um possível acidente grave.
Os pneus riscados também aumentam consideravelmente o risco de aquaplanagem em pista molhada, pois os sulcos feitos de maneira precária não têm a capacidade de drenar a água adequadamente. Essa condição também pode causar acidentes.
Além de comprometer a segurança dos ocupantes do veículo e de terceiros, o uso de pneus riscados também está sujeito a penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com a legislação, os sulcos da banda de rodagem não podem ter menos de 1,6 milímetros de profundidade – medida em que o pneu já está praticamente careca.
Motoristas de carros com pneus riscados flagrados pela fiscalização são autuados: é uma infração grave, que prevê multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação. Além disso, o veículo fica retido no local. Se não for possível trocar os pneus velhos por outros novos, o documento do veículo é apreendido pela autoridade policial.
Apesar de proibidos em veículos leves e motocicletas, os pneus reformados podem ser utilizados em caminhões e ônibus. Nesse caso, o componente é projetado para ser ressulcado. Tanto que em sua lateral há a inscrição reegroovable, que em inglês significa ressulcável.