A riscagem ou frisagem é um procedimento feito por borracheiros, que usam um instrumento de ferro aquecido para aprofundar ou abrir novos sulcos na banda de rodagem de pneus já desgastados pelo uso.
Riscagem de pneus compromete segurança
O serviço, que chega a custar 10% de um pneu novo, reduz ainda mais a espessura da borracha do pneu velho. Além de comprometer a segurança em curvas e frenagens, a riscagem deixa a estrutura metálica do pneu mais vulnerável a impactos contra buracos, pedras e imperfeições do piso.Dessa forma, há risco muito maior de um pneu riscado estourar, o que leva à perda de controle do veículo e, consequentemente, a um possível acidente grave.
Confira as ofertas de veículos 0 km, seminovos e usados da Webmotors!
Os pneus riscados também aumentam consideravelmente o risco de aquaplanagem em pista molhada, pois os sulcos feitos de maneira precária não têm a capacidade de drenar a água adequadamente. Essa condição também pode causar acidentes.
Além de comprometer a segurança dos ocupantes do veículo e de terceiros, o uso de pneus riscados também está sujeito a penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com a legislação, os sulcos da banda de rodagem não podem ter menos de 1,6 milímetros de profundidade – medida em que o pneu já está praticamente careca.
Motoristas de carros com pneus riscados flagrados pela fiscalização são autuados: é uma infração grave, que prevê multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação. Além disso, o veículo fica retido no local. Se não for possível trocar os pneus velhos por outros novos, o documento do veículo é apreendido pela autoridade policial.
Comentários