Na terceira série da reportagem do WM1 sobre os lançamentos previstos do ano, vamos trazer um dos segmentos que ainda é sinônimo de status. Depois dos SUVs e hatches, é a vez de falarmos dos sedãs que serão lançados em 2022.
Categoria mais afetada pelo avanço dos utilitários esportivos e crossovers, os modelos três-volumes buscam um lugar ao sol. Por isso, entre os (poucos) sedãs que serão lançados em 2022, muita versão nova de modelos já existentes ou de produtos que só virão em configurações específicas.
O Toyota Yaris Sedan terá sua linha 2023 revelada nesta quinta-feira (13/01) e será um dos primeiros sedãs que serão lançados em 2022. O modelo seguirá as mudanças do hatch, inspiradas no modelo que já foi renovado na Ásia - onde se chama Vios. Ganhará mais equipamentos, novos acabamentos e manterá o motor 1.5 16V com câmbio automático do tipo CVT.
Depois de entrar em pré-venda, o Classe C será apresentado oficialmente com face-lift de meia-vida no próximo dia 18 de janeiro. Inicialmente, são duas versões: C 200 AMG Line e C 300 AMG Line, de R$ 349.900 e R$ 399.900, respectivamente. O motor trabalha com conjunto híbrido leve, com 204 cv e 258 cv de potência. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e nove marchas.
Baseada na versão LTZ do sedã médio da General Motors, o Cruze Midnight seguirá o padrão estético de outros carros que ostentam o mesmo sobrenome. Muitos detalhes escurecidos - como nas rodas de liga-leve, no emblema da Chevrolet, no acabamento interno e nas lentes dos faróis - e para-choque do futuro Cruze RS.
O motor será o mesmo do restante da linha. O motor é o 1.4 turbo de 153/150 cv em conjunto com o câmbio automático de seis marchas.
O famoso modelo deixou de ser produzido no Brasil no fim do ano passado, mas sua nova geração - já vendida lá fora - será um dos sedãs que serão lançados em 2022 em versão híbrida. O Civic será importado em opção única e:HEV, que usa a mesma lógica de conjunto a combustão/elétrico do Accord mostrado no ano passado.
São três modos diferentes, operados pela central eletrônica do veículo. No EV Drive, o motor elétrico com estimados 130 cv trabalha sozinho para mover o sedã. No Hybrid Drive, o motor 2.0 a gasolina fornece energia para alimentar as baterias, que vão gerar força para o elétrico tracionar o sedã. E no Engine Drive, o Civic funciona no modo a combustão tradicional.
O modelo seguirá as mudanças que serão adotadas no Polo. Na linha 2023, o Virtus trará grade, faróis e para-choques redesenhados. Na traseira, mudarão as seções das lanternas. O acabamento deve ganhar novos padrões de revestimento e o sedã deve perder a opção de entrada com motor 1.6 16V aspirado. Ficarão apenas as opções com o turbo TSI (1.0 e 1.4).
A marca japonesa ainda não desistiu de trazer o seu sedã médio, e o novo Sentra continua nos planos para o Brasil. No ano passado, inclusive, a Nissan Mercosul confirmou a venda do Sentra por aqui, que ganhou nova geração em 2019.
A luta é com o dólar nas estratosferas. Por isso, talvez o modelo só venha do México em versão híbrida para ser um produto de nicho e vitrine tecnológica da empresa no mercado brasileiro.
O Grupo Stellantis corre contra o tempo para equipar o modelo com novo conjunto mecânico a tempo de ser um dos sedãs que serão lançados em 2022. No caso, o Cronos seguirá a mesma lógica do futuro Argo 2023. As versões mais caras usarão o novo motor 1.0 GSE turbo de 135/130 cv em conjunto com a transmissão automática do tipo CVT, com sete machas simuladas.