Detalhe é que teremos opções para todos os gostos, tamanhos e bolsos. Entre os SUVs que vêm por aí neste finzinho de ano, teremos estreia de marca de luxo chinesa, um aguardado crossover compacto e mais renovações de linha de modelos consagrados.
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SUVs que vêm por aí em 2021
Caoa Chery Tiggo 5x
O SUV produzido em Anápolis (GO) será remodelado em sua linha 2022 com direito a uma novidade mecânica. Desta forma, o modelo passará pela segunda atualização desde o lançamento, há dois anos. Na frente, a grade ficará maior e com a nova identidade visual da marca chinesa e o para-choques será redesenhado, com entradas maiores.
Na mecânica, o modelo manterá o 1.5 turbo de 150/147 cv, mas o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas sairá de cena. No seu lugar entrará a transmissão do tipo CVT com nove marchas simuladas que começou a ser utilizada pela montadora nas linhas Arrizo 5 e Arrizo 6. Por dentro, o SUV ganhará nova central multimídia com tela de 10,25”. O lançamento está previsto para novembro, mas já mostramos alguns flagras do Tiggo 5x.
Caoa Chery Tiggo 8 Plus
Como as vendas do Tiggo 8 pegaram até mesmo o pessoal da Caoa Chery de surpresa, a empresa vai adotar, no segmento de SUVs médios, a mesma estratégia utilizada no de compactos. A marca vai começar a vender por aqui o Tiggo 8 Plus, que nada mais é que uma remodelação profunda do Tiggo 8 lançado no ano passado.
É mais ou menos a lógica dos SUVs Tiggo 2 e Tiggo 3x - recentemente apresentado no Brasil - já aplicada em 2021. O Tiggo 8 Plus traz uma reestilização profunda do crossover que conhecemos, além de algumas mudanças na suspensão. O modelo também será mais equipado e refinado por dentro, com destaque para o quadro de instrumentos eletrônico integrado à central multimídia.
O motor, contudo, deve ser o mesmo do Tiggo 8 atual. Trata-se do 1.6 turbo de 187 cv. Só que o câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas pode dar lugar à caixa CVT com nove velocidades virtuais - como no Tiggo 5x. Chegará em dezembro e os preços devem ficar acima do irmão “mais velho”, na faixa dos R$ 200 mil.
Caoa Exeed LX
A Chery tem uma divisão de luxo na China que chegará ao Brasil na forma de um SUV médio. A Exeed começa suas atividades no nosso mercado - também pelas mãos do Grupo Caoa - com a venda do LX, que é uma espécie de Tiggo 7 “gourmet”, com acabamento refinado e mais equipamentos.
O modelo tem desenho próprio em relação ao Tiggo 7, que sugere mais refinamento. E, apesar da mesma arquitetura e do mesmo entre-eixos de 2,67 m do Tiggo 7, o Exeed XL tem balanços maiores na frente e atrás, o que o torna mais largo e comprido que o parente de plataforma.
O acabamento promete bem mais sofisticação, com alguns detalhes que imitam madeira e outros em couro, claro, e comandos do ar-condicionado “soft touch” - ao estilo Land Rover - no console central elevado. Também usará a mesma solução de multimídia e instrumentos integrados do Tiggo 8 Plus, de quem herdará o conjunto mecânico com o 1.6 turbo.
Além do LX, a Exeed vai estrear também o VX, um jipão de luxo com sete lugares e maior que o Tiggo 8. São 4,97 metros de comprimento, 1,94 m de largura, 1,79 m de altura e 2,90 m de entre-eixos. O motor será o 2.0 turbo com 254 cv e 39,7 kgf.m, mas é provável que esse só chegue em 2022.
Chevrolet Equinox
O SUV só começou a ser produzido no México com seu primeiro face-lift de meia vida em junho - apesar de já ter sido apresentado desde o ano passado - é só dará as caras aqui de frente nova lá para dezembro. Muda basicamente grade dianteira e para-choques.
A linha continuará apenas com a opção de motor turbo 1.5 de 172 cv e 27,8 kgf.m, câmbio automático de seis marchas e tração integral (esta na configuração mais cara). A General Motors já tinha avisado, em março, que o 2.0 seria aposentado no Equinox.
Fiat Pulse
O compacto da Fiat já está no forno e é outro dos SUVs que vêm por aí em 2021, só que já está até com data confirmada. O lançamento é em breve, no dia 19 de outubro. Conforme o WM1 adiantou, o Pulse será o primeiro modelo da marca italiana a estrear, de uma só vez, o motor 1.0 turbo GSE e o câmbio automático do tipo CVT. Com etanol, a potência ficará entre 130 e 135 cv, com torque acima dos 20 kgf.m disponíveis abaixo das 2.000 rpm.
O Pulse vai agregar equipamentos já lançados pela Fiat em outros modelos, como um kit de opcionais com itens de condução semi-autônoma (frenagem de emergência e monitoramento de faixa) e o pacote de serviços Connect Me, que possibilita ligar o carro remotamente pelo celular ou smartwatch - entre outras funcionalidades. A expectativa é que o novo SUV da marca italiana que vem por aí tenha preços entre R$ 85 mil e R$ 100 mil.
Ford Escape
A Ford tenta trazer o Escape desde 2020, mas a pandemia e o dólar não dão muita trégua. Porém, agora está próximo de ser um dos SUVs que vêm por aí ainda em 2021, só que apenas em versão híbrida Titanium.
O conjunto reúne o 2.5 16V de ciclo Atkinson, motor elétrico, câmbio CVT e tração integral, com potência combinada de 203 cv e torque máximo de 21,4 kgf.m a 4.500 rpm. Conhecido como Kuga na Europa e em mercados sul americanos, o Escape Hybrid será vendido aqui com preços entre R$ 280 mil e R$ 300 mil para brigar com o Toyota RAV4.
Hyundai Tucson
A nova geração do Hyundai Tucson chegará entre novembro e dezembro, com um ano de atraso desde sua estreia global. O carro também adota design ousado, porém segue mais o estilo adotado pelos novos Santa Fe e pela picape médio-compacta Santa Cruz.
O destaque fica pelo "Parametric Hidden Lights" ("Luzes paramétricas escondidas"), com luzes incrustadas por toda a grade. Esta quarta geração do Tucson chegará inicialmente importada da Coreia do Sul pelo Grupo Caoa. Sua produção em Anápolis (GO) depende do dólar, do fim do ix35 (a segunda geração do SUV médio) e de ajustes na linha de montagem dos SUVs da linha Chery.
Renault Duster
Ué, mas o Duster não mudou no ano passado? Sim, o robusto exemplar da Renault foi um dos últimos lançamentos no mercado brasileiro antes de o mundo acabar - ou melhor, antes de a pandemia chegar com força no nosso país. Só que o modelo ainda deve o motor turbo, e por isso está entre os SUVs que vêm por aí em 2021.
O Duster vai receber o mesmo conjunto mecânico que estreia no Captur. O 1.3 turboflex terá a mesma potência de 170/162 cv, 27,5 kgf.m de torque e atuará com o câmbio continuamente variável com marchas virtuais. Deve chegar só em dezembro.
Volkswagen Tiguan
Já renovado nos Estados Unidos, o Tiguan 2022 está entre os SUVs que vêm ainda em 2021. No desenho, aquela pouca ousadia típica da Volkswagen: grade mais larga e faróis integrados em um visual bastante horizontal. A bossa fica por conta do filete de LEDs em uma barra que percorre toda essa grade, solução adotada pelo novato Taos.
A propósito, o SUV médio continuará importado do México em versão única, estratégia da Volks adotada depois do Taos para definir seu portfólio de médios. Desta forma, o Tiguan 2022 chegará neste último trimestre na opção R-Line com o mesmo motor turbo 2.0 de 220 cv, câmbio de dupla embreagem e tração integral 4Motion.
Nos equipamentos, uma das grandes novidades é a central multimídia com tela de 10” e conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O quadro de instrumentos eletrônico e configurável Active Info Display também trará novos recursos.
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