A italiana Pagani acaba de apresentar um novo hipercarro (que dá para chamar de brinquedo) para seus fãs endinheirados. Chamado de Utopia, o modelo tem motor de 864 cv, design externo classudo e interior com visual retrô.
Em tempos de conjuntos mecânicos híbridos e elétricos, a fabricante optou por manter a fórmula de um V12 a gasolina cedido pela Mercedes-AMG, tradicional fornecedor da marca.
Estamos falando do V12 de 6.0 litros capaz de gerar 864 cv de potência e torque máximo de insanos 112,2 kgf.m, que são entregues na faixa entre 2.800 e 5.900 rpm. O câmbio pode ser manual com sete marchas, da Xtrac, feito sob medida para o carro, ou automatizado, também com sete posições.
O desempenho do conjunto, contudo, não foi divulgado. Mas a contar pelo motor, o Pagani Utopia deve andar mais rápido que seu antecessor, o Huayra - sendo assim, espere por um zero a 100 km/h abaixo dos 3 segundos e uma velocidade máxima na casa dos 380 km/h.
O motor central é envolto por um chassi de titânio, com peso seco de 1.280 quilos, sendo exatamente 80 quios mais leve que o Huayra. A suspensão é do tipo double wishbone em alumínio forjado, e os amortecedores são controlados eletronicamente.
Os freios têm discos de carbono-cerâmica e pinças da Brembo. As peças vão instaladas nas rodas de 21 polegadas na dianteira e de 22 polegadas na traseira.
As linhas do Utopia são mais limpas do que o habitual, já que ele não tem tantos complementos aerodinâmicos adicionados à carroceria. Apesar disso, a marca diz que o superesportivo pode entregar mais downforce que seu antecessor.
O visual tem teto envidraçado duplo, motor com tampo de acrílico e diversas saídas de ar espalhadas pela carroceria - duas delas sob o para-lamas. Atrás, a saída com quatro escapes é a mesma do irmão Huayra.
Por dentro, a marca decidiu levar ao pé da letra os pedidos de "simplicidade" feitos por seus clientes. Mesmo tendo elementos de luxo esperados para um hipercarro feito para um público seleto, o modelo consegue ser minimalista.
Exemplo disso é a substituição da tela multimídia de grandes dimensões, comum até em carros esportivos atuais, por mostradores analógicos e botões físicos.
Exclusivo, o Pagani Utopia deve ter apenas 99 unidades produzidas e seu preço ainda não foi revelado. É esperar para ver.