A Mitsubishi anunciou a aposentadoria do Pajero Full, um dos SUVs mais antigos de nosso mercado, já que o modelo tinha quase 40 anos (sua primeira apresentação foi em 1982). Para celebrar a história, a marca decidiu lançar uma edição comemorativa, chamada "Legend Edition", limitada a 100 unidades, todas ao preço de R$ 356.990.
O Pajero Full Legend Edition terá, como diferencial, detalhes e acabamentos exclusivos e numeração de 0 a 100. Vendido no Brasil há 30 anos (desde 1991, quando desembarcou por aqui em sua segunda geração), o SUV ainda virá com um brinde: a Mitsubishi vai presentear seus últimos 100 compradores com um livro que conta a história do carro ao redor do mundo.
Antes de falar sobre a versão especial, a Mitsubishi faz questão de enaltecer as grandes conquistas de seu carro nos ralis de todo o mundo - foram 12 vitórias, sendo sete seguidas, no Paris Dakar, o mais reconhecido mundialmente, algo que nenhum concorrente conseguiu.
Em quase 40 anos de vida, e quatro gerações, o Pajero Full já vendeu mais de três milhões de unidades ao redor do planeta, em mais de 170 países. É, portanto, um dos veículos mais conhecidos e globais que já existiram, e certamente o mais tradicional da marca japonesa.
De acordo com a filial brasileira, aliás, sua saída "abre espaço para uma nova geração de veículos, com o mesmo DNA robusto e aventureiro, com ainda mais conforto e segurança", embora sem especificar mais detalhes.
As primeiras unidades do Pajero desembarcaram oficialmente no Brasil em 1991, logo após a abertura comercial para carros importados ao país. Desde então, foram dezenas de milhares de unidades vendidas.
O sucesso foi tão grande que dele surgiram diversas variantes que foram trazidas para cá, como o Pajero Sport, em 2000 - que foi produzido por aqui entre 2006 e 2010. Já em 2009 surgiu o Pajero Dakar, SUV médio que nasceu para homenagear as conquistas do modelo no rali mais difícil do mundo - esse modelo também chegou a ser feito no Brasil, a partir de 2012, e sua fabricação durou até o fim de 2017.
Até o TR4, SUV compacto que foi produzido e vendido por aqui de 2002 a 2015, tinha o nome "Pajero" antes da sigla e todo o DNA de carro off-road da Mitsubishi. Atualmente, o legado construído pelo Pajero em seus 39 anos de história seguirá com o Pajero Sport, que chegou por aqui em maio de 2019 e foi atualizado no ano passado.
Para se despedir, a Mitsubishi trará um último lote de 100 unidades do modelo, batizadas de Legend Edition. Equipado com motor 3.2 turbodiesel de 200 cv e 44,7 kgf.m de torque e câmbio automático, obviamente o SUV será equipado com o tradicional sistema de tração Super Select AWD-II da marca, que ainda oferece controle de estabilidade e tração e suspensão independente nas quatro rodas.
Além disso, o modelo virá equipado com sistema assistente de frenagem no motor para descidas íngremes e oito airbags. O SUV virá apenas na carroceria com cinco portas e terá quatro opções de cores e outras duas para o revestimento em couro da cabine.
Como dito, as 100 unidades serão numeradas e trarão acabamento em preto brilhante nos skid plates traseiro e dianteiro, na grade dianteira, nos retrovisores e nas molduras decorativas laterais. As rodas de 20 polegadas também são exclusivas, bem como o emblema "Legend Edition" espalhado pela carroceria.